Com a vitória sobre o PSG por 3 x 0, na tarde deste domingo (13), nos Estados Unidos, o Chelsea sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Clubes. Apesar do time que levantou a taça ser inglês, dois brasileiros podem comemorar a conquista da primeira edição dessa competição.

João Pedro comemora o gol marcado pelo Chelsea na final da Copa do Mundo de Clubes.
João Pedro comemora o gol marcado pelo Chelsea na final da Copa do Mundo de Clubes. (Foto: Divulgação/Chelsea)

Artilheiro revelado pelo Fluminense

Um deles é o atacante João Pedro, que inclusive foi decisivo na finalíssima, fazendo um dos gols do Chelsea. O atleta de 23 anos foi a grande surpresa do Mundial, ao ser contratado e integrado pelo clube inglês durante a competição. Mesmo só jogando três partidas, além de marcar na final, ainda fez dois gols na semifinal contra o Fluminense.

+ Copa do Mundo de Clubes da Fifa: um espetáculo que vai deixar saudades

Revelado pelo Fluminsense e natural de Ribeirão Preto, João Pedro estreou como profissional em 2019, mas foi negociado pelo clube carioca no final daquele ano. Em 2020 ele se apresentou no Watford, da Inglaterra, onde fez 109 jogos e 24 gols.

Mas foi a partir de 2023, quando foi negociado com o também inglês Brighton, que João Pedro se destacou na Europa. Em 70 partidas, o atleta brasileiro marcou 30 gols, o que gerou convocação para a seleção brasileira e a recente contratação pelo Chelsea.

+ Jogador do Al-Hilal comemora classificação com uniforme do Coritiba e da Império

Andrey Santos em ação pelo Chelsea contra o Espérance na Copa do Mundo de Clubes.
Andrey Santos em ação pelo Chelsea contra o Espérance na Copa do Mundo de Clubes. (Foto: Instagram pessoal/@andreysantos_5)

Volante revelado pelo Vasco

O outro brasileiro campeão da Copa do Mundo de Clubes é o volante Andrey Santos. Apesar de também ser jovem, com apenas 21 anos, o atleta já passou pelo futebol inglês e francês. No Mundial, começou como titular nas quartas de final contra o Palmeiras, além de ter entrado durante a partida contra o Fluminense, contra o Espérance e na final contra o PSG.

Nascido no Rio de Janeiro, Andrey Santos estreou como profissional pelo Vasco em 2021, com apenas 16 anos. Dois anos depois o jovem foi negociado com o Chelsea, mas pouco jogou nessa primeira passagem.

Emprestado para o Vasco no mesmo ano, Andrey Santos ainda passou pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. Mas o destaque na Europa ocorreu a partir de 2024, quando foi emprestado para o Stransbourg, da França. Após 45 jogos e 12 gols marcados, o atleta voltou para o Chelsea.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.