O lateral-direito Rafinha oficializou nesta segunda-feira (21) seu adeus oficial aos campos. Revelado pelo Coritiba, com passagens vencedoras por Bayern de Munique, Flamengo, Grêmio e São Paulo, o jogador de 39 anos já não vinha atuando nesta temporada e resolveu anunciar a despedida dos gramados.

Rafinha, ex-Coritiba, se emocionou ao anunciar sua aposentadoria como jogador.
Rafinha, ex-Coritiba, se emocionou ao anunciar sua aposentadoria como jogador. (Foto: Reprodução/SporTV)

“Está chegando a hora, já faz um tempo que venho programando, mas… Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional“, anunciou Rafinha no programa Seleção SporTV, caindo em lágrimas. Ele pediu desculpas ao pessoal da bancada e foi além.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

“É um momento muito especial da minha vida. Agradecer primeiramente a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar onde eu cheguei, fui abençoado, sou um cara realizado na minha profissão, tenho uma família maravilhosa e hoje está chegando ao fim. Não jogo mais profissionalmente.

Ex-companheiros do Flamengo entraram ao vivo para homenagear o agora aposentado jogador. “Rafinha, o rei das taças. Estamos aqui, com seus instrumentos, onde fazia seu pagode. Queria parabenizar pela brilhante carreira que fez”, disse Filipe Luís, agora técnico do clube rubro-negro. “Você fez um grande ambiente aqui.”

+ Coritiba ganha reforço na zaga para encarar o Athletic

Homenagens e títulos

Foram diversas as homenagens ao jogador, entre elas do atacante Bruno Henrique, dos meias Paulo Rink, Everton Ribeiro e Arrascaeta, do lateral Rodinei, do ex-meia Diego Ribas, do são-paulino Lucas Moura, e dos técnicos Luis Zubeldía, Thiago Carpini, Jorge Jesus e Dunga, que o levou à seleção brasileira.

Rafinha estava sem clubes desde a saída do Coritiba, no qual fez 10 jogos no começo do ano e acabou saindo após uma polêmica participação em um jogo festivo do Bayern de Munique.

+ Coritiba terá, contra o Athletic, cenário parecido com o jogo com o Paysandu

Entre os vários títulos conquistados na carreira, destacam-se sete conquistads do campeonato alemão, uma Liga dos Campeões e um Mundial de clubes pelo Bayern. Além disso, foi bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores pelo Flamengo, além de ser campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo e bicampeão paranaense pelo Coritiba.

Rafinha vem trabalhando de comentarista na CazéTV. Ele estuda para seguir trabalhando no futebol, como treinador ou dirigente.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.