Contratado pelo Atlético de Madrid no meio do ano passado, o lateral esquerdo Renan Lodi já é um dos destaques da equipe espanhola. O jogador de 22 anos, convocado para defender a Seleção Brasileira nas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, falou sobre o aprendizado com o técnico Diego Simeone.
“Quando cheguei no Atlético de Madrid, Simeone me chamou no segundo treinamento e falou que eu precisava melhorar na parte defensiva. Não tenho vergonha nenhuma de falar. Evoluí bastante, tenho que agradecer muito a ele. Espero continuar a evoluir daqui para frente”, declarou.
“Aprendi a ler o jogo, ver o que está acontecendo. Não só na parte defensiva, mas no ataque. Aprendi a marcar. Não que eu não soubesse, mas precisei evoluir”, acrescentou o lateral.
Renan Lodi também explicou as diferenças de estilo de jogo entre o Brasil de Tite e o Atlético de Simeone. Segundo ele, o time colchonero é mais agressivo na marcação.
“A diferença nessa parte de marcação é que o Simeone é mais agressivo. Pede para ficar o tempo todo em cima, tentar tirar o espaço do adversário. O que estou aprendendo com Tite é posicionamento. Thiago, Marquinhos, Danilo. Não é tão agressivo no marcador. Quando a gente perde a bola é outro jeito de pressionar. Estou aprendendo com os companheiros mais experientes”, explicou.
O lateral esquerdo ainda destacou a relação de amizade com o meio-campista Bruno Guimarães, ex-companheiro de Athletico Paranaense e agora colega de Seleção Brasileira.
“Eu e Bruno começamos juntos no Athletico, tivemos quase três anos juntos. Sempre digo que ele é um irmão para mim. A gente sempre falava que um dia estaria na Seleção, para realizar esse sonho de criança. Passávamos os dias falando em ir para Seleção. Fazer um trabalho bom no clube para ter oportunidades. Agora chegou e vamos desfrutar ao máximo. Estamos muito felizes de estar aqui representando o país”, concluiu.
A Seleção Brasileira enfrenta a Bolívia nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Depois, os comandados de Tite encaram o Peru, em Lima, às 21h do dia 13 de outubro, terça-feira.