Curitiba - Depois de 13 anos, o Athletico volta a disputar uma Série B, uma competição que o clube pouco esteve presente, com apenas seis participações. Mas se depender do retrospecto, o torcedor pode ficar um pouco mais tranquilo para essa estreia, que acontece sexta-feira (4), às 21h, contra o Paysandu, no Mangueirão.

Nas outras seis vezes em que disputou a segunda divisão, o Furacão conquistou duas vitórias, três empates e uma única derrota, justamente no ano em que acabou conquistando o título, em 1995.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Além disso, o Rubro-Negro começou na Série B atuando fora de casa em quatro oportunidades somando duas vitórias, um empate e uma derrota.
Veja o histórico do Athletico em estreias
O Athletico disputou a Série B pela primeira vez em 1980. Naquela edição, que teve o Londrina como campeão, o time empatou cinco vezes em sete jogos. Na estreia, não foi diferente, ao empatar com o Juventude sem gols.
+ Athletico busca retorno de atacante Vinícius Mingotti
Já em 1982, ano do primeiro acesso do Furacão, o time começou ganhando, ao bater o Cascavel por 2×0.
Quando o Rubro-Negro voltou à Série B, na década de 90, iniciou-se uma sequência de três temporadas sem vencer na estreia. Novamente, com o Juventude, um empate em 0x0, em 1990.
+ Quando começa o Brasileirão Série B? Saiba tudo sobre a primeira rodada
Em 1994, a história se repetiu e mais uma vez o Athletico teve um empate de 0x0, dessa vez, com o Barra-MT. Já no ano em que foi campeão, em 1995, a estreia foi diante de um cenário ainda pior: a derrota para o Goiatuba, por 2×0.
Já a melhor estreia foi justamente na última vez em que disputou a Série B, em 2012, começou com uma bola goleada por 4×1 sobre o Joinville, fora de casa.
Retrospecto contra o Paysandu
Adversário do Furacão na estreia, o Paysandu perdeu apenas uma vez na temporada, para o Santa Rosa, no Campeonato Paraense.
+ Operação desmanche: Athletico faz limpa no elenco e fica com poucos remanescentes da queda
Ao todo, o Papão tem 14 jogos, com nove vitórias, quatro empates e só uma derrota, disputando duas competições, o Estadual e a Copa Verde.
Para quem é supersticioso, o Furacão tem um bom retrospecto contra o Paysandu, com oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, em 13 jogos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!