Na manhã deste domingo (25) Samir Xaud foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Candidato único para o cargo após a destituição na Justiça do ex-presidente Ednaldo Rodrigues, o dirigente oriundo do estado de Roraima tem mandato até 2029.

Samir Xaud é o novo presidente da CBF.
Samir Xaud é o novo presidente da CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Athletico e Coritiba não participaram da eleição, como já tinham comentado em nota essa semana. Eles fazem parte de um grupo de 20 clubes que não concordam com a forma como a eleição foi conduzida, o que, pelas regras da CBF, impediu que existisse um concorrente.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Dos clubes da Série A, estiveram presentes Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória. Já das equipes da Série B, participaram Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Oito vice-presidentes também foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

+ Lula elogia contratação de Ancelotti pela seleção brasileira, mas dá pitaco ousado

Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse Xaud, em seu discurso de posse (veja na íntegra).

A imagem da CBF tem sido, por muito tempo, associada à desconfiança e ao distanciamento. Isso vai mudar. Vamos transformar essa instituição para que cada colaborador sinta felicidade e orgulho de trabalhar aqui e para que todos se sintam efetivamente representados”, prometeu o novo presidente da CBF.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.