Na noite da última quinta-feira, chegou ao fim mais uma década. E ao longo destes últimos dez anos, diversos clássicos paulistas foram realizados. Considerando apenas os jogos em que o Santos esteve em campo, foram 110, dos quais o Peixe venceu 44, empatou 32 e perdeu 34.
Com isso, o Peixe encerra esse ciclo com um aproveitamento de 49,69% dos pontos conquistados contra os seus principais rivais.
Destes, o time que o Alvinegro Praiano mais enfrentou foi o Corinthians. Ao todo, foram 40 embates, com 14 triunfos, 15 igualdes e 11 reveses, resultando em um aproveitamento de 47,5%.
Na sequência, aparece o Palmeiras, com 36 duelos. E o Verdão é a equipe paulista que mais conseguiu superar o Santos. Foram 12 vitórias palmeirenses, 15 santistas e nove empates. Com esses números, o aproveitamento do Peixe foi de 50%.
Já o São Paulo é o adversário que mais sofreu com Alvinegro. Em 34 encontros, foram 15 triunfos e 11 reveses para o clube do litoral, além de oito empates, gerando um aproveitamento de 51,9%.
E o San-São será justamente o primeiro clássico desta nova década. No próximo dia 10, o Santos visita os Tricolor no Morumbi, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais tarde, no último dia do mês de janeiro, o rival será o Corinthians, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada. Já o primeiro embate com o Palmeiras está previsto para ocorrer apenas em abril, pelo Paulistão.