Depois de ter a invencibilidade quebrada, o Palmeiras volta a campo neste sábado, às 19h (de Brasília), quando tem clássico contra o São Paulo no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Vanderlei Luxemburgo reencontra o rival que mais enfrentou em suas passagens pelo Verdão.
Entre as suas cinco passagens pelo Palmeiras, Luxa já enfrentou o Tricolor do Morumbi em 25 oportunidades. O retrospecto é positivo, com boa vantagem para o treinador. Foram dez vitórias, nove empates e apenas seis derrotas para o rival.
O primeiro confronto entre o treinador e o São Paulo ocorreu em 1993, em confronto válido pelo Torneio Ramón de Carranza, disputado em Cádiz, na Espanha. O Verdão saiu de campo com a vitória por 2 a 1, de virada. Jamelli abriu o placar para os são-paulinos no primeiro tempo, mas Jean Carlo e Maurílio deram a vitória ao Palmeiras na etapa final.
Já a última partida do atual treinador palestrino diante do Tricolor foi em janeiro deste ano, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, quando as equipes ficaram apenas no 0 a 0 em partida disputada na Fonte Nova, em Araraquara.
Um dos mais emblemáticos confrontos aconteceu em 2008, na quarta passagem de Luxa, quando as equipes se enfrentaram pela semifinal do Campeonato Paulista. Depois da vitória tricolor por 2 a 1 no jogo de ida, no Morumbi, os palmeirenses foram buscar a vitória por 2 a 0 no Palestra Itália para avançar à final. Léo Lima abriu o placar no primeiro tempo, e Valdívia anotou o segundo na etapa final, com direito a provocação na frente de Rogério Ceni na comemoração. A partida ainda ficou marcada pela polêmica do gás de pimenta no vestiário, durante o intervalo, e a queda de energia no estádio logo após o gol do chileno.
A exemplo do jogo contra o Botafogo, para o Choque-Rei deste sábado na casa palmeirense, Luxemburgo terá desfalques importantes, já que Weverton, Gustavo Gómez, Matías Viña e Gabriel Menino foram convocados por suas seleções para a disputa das Eliminatórias. O clássico será um desafio duro, já que a equipe vem sofrendo críticas pelo desempenho e vem da derrota que quebrou a série invicta de 20 jogos. Na classificação do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras de Luxa ocupa a quinta colocação da competição com 22 pontos somados.