O São Paulo oficializou, na noite desta terça-feira, a contratação do atacante Luciano, que estava no Grêmio. Através das redes sociais e em nota em seu site oficial, o Tricolor confirmou a aquisição do jogador em troca envolvendo o meia-atacante Everton.

As duas equipes vinham conversando há alguns dias sobre essa transação, que acabou sacramentada depois de ambas as partes abrirem mão de algumas exigências. Depois de realizar exames, Luciano embarcou nesta terça-feira para a capital paulista.

O São Paulo entendia que precisava de uma compensação do Grêmio pelo fato de deter 100% dos direitos econômicos do Everton, enquanto Luciano tinha apenas 50% dos seus direitos econômicos ligados ao Tricolor gaúcho. Desta forma, ficou acordado que 50% dos direitos econômicos do Luciano serão repassados ao São Paulo – a outra metade pertence ao Leganes, da Espanha – e somente 50% dos direitos econômicos do Everton pertencerão ao Grêmio.

Com 27 anos de idade, Luciano acertou com o São Paulo um contrato válido até 31 de dezembro de 2022, com possibilidade de prorrogação até o final de 2023. Everton, de 31 anos, assinou vínculo válido pelo mesmo período com o Grêmio.

Everton, que estava no Tricolor Paulista desde 2018, deixa o clube depois de 70 jogos e oito gols marcados. Já Luciano se despediu o clube gaúcho com os mesmos oito tentos anotados, mas em 36 partidas.

A nova contratação são-paulina trabalhou com Fernando Diniz quando ambos estavam no Fluminense, em 2018. Sob os comandos do treinador, Luciano viveu bom momento, com 15 gols marcados em 31 jogos, média de quase um gol a cada duas partidas.