O Fortaleza encerrou, nesta segunda-feira (14), o ciclo do técnico Juan Pablo Vojvoda. Após cinco temporadas à frente do clube, o argentino deixa o comando em meio à uma das piores sequências desde sua chegada, com seis derrotas consecutivas e o time na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Vojvoda assumiu o comando da equipe cearense em maio de 2021 e era o segundo treinador há mais tempo no mesmo clube entre os times da Série A. Mas como ficou o Top 5 dos técnicos mais longevos agora sem o argentino? Veja abaixo.

1- Abel Ferreira (Palmeiras)
O comandante do time paulista é disparado o técnico há mais tempo no mesmo time entre os clubes do Brasileirão. O português está no comando do Palmeiras desde novembro de 2020. O longo período no mesmo clube tem a ver com a quantidade de conquistas. Sob o comando de Abel Ferreira o Alviverde já conquistu dez títulos, incluindo duas Libertadores e dois Brasileiros.

2- Rogério Ceni (Bahia)
Desde setembro de 2023 no cargo, o ex-goleiro chegou inicialmente com o objetivo de evitar o rebaixamento daquele ano. Não só conseguiu isso, como também foi além. Foi sob o comande Ceni que o Bahia voltou a disputar uma Libertadores esse ano, o que não ocorria há 36 anos.
+ Rogério Ceni faz revelação sobre final entre São Paulo e Athletico: “Nem de pênalti você faz”

3- Léo Condé (Ceará)
Chama atenção a rotatividade dos técnicos no futebol brasileiro. Tanto que o terceiro lugar dessa lista está há apenas um ano no cargo. Anunciado no final de junho de 2024 como técnico do Ceará, Léo Condé conseguiu levar a sua equipe ao acesso para a Série A em 2024. Com isso foi mantido no cargo. No atual Brasileirão faz uma campanha razoável, vencendo inclusive o último jogo contra o Fortaleza, no clássico que acabou gerando a demissão de Vojvoda.

4- Roger Machado (Internacional)
Desde julho de 2024 no comando do Colorado, o técnico comandou a equipe na conquista do Gaúchão deste ano, interrompendo uma sequência de nove anos seguidos sem títulos do Internacional. No momento, no entanto, Roger Machado está pressionado pela campanha ruim do Brasileirão e pode em breve ser mais um técnico no mercado brasileiro a perder seu emprego.

5- Filipe Luís (Flamengo)
Desde setembro de 2024 no cargo, Filipe Luís surpreendeu ao ser efetivado como técnico do clube com maior torcida no Brasil, mesmo sem ter nenhuma esperança anterior como treinador de um time profissional. Com menos de um ano cargo, o ex-lateral-esquerdo já comemorou como técnico o título da Copa do Brasil de 2024, além do Carioca e da Supercopa do Brasil de 2025. Neste momento o time ainda é o líder do Brasileirão.
+ Torcida do Flamengo lembra desavença entre Pedro e Filipe Luís em jogo de videogame
+ Pedro reclama de exposição “desrespeitosa”, mas assume baixo desempenho no Flamengo
+ “Atitude lamentável, beirou o ridículo”, diz técnico do Flamengo sobre Pedro
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!