A Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 está prevista para começar no dia 4 de abril. A segunda divisão do Brasileirão reúne 20 times e acontece em disputa por pontos corridos, tendo quatro acessos à elite e quatro rebaixados. Confira as equipes, datas e como funciona a competição.

Todos os times se enfrentam nesta competição. Ao todo, são 38 rodadas, com os clubes jogando duas vezes entre si, dentro e fora de casa.
Os quatro primeiros colocados conquistam o acesso, ou seja, se classificam para a primeira divisão do Brasileirão. Os quatro últimos são rebaixados para a terceira divisão nacional.
Disputam a Série B deste ano: Amazonas, América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Criciúma, Coritiba, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda.
Amazonas FC
O Amazonas FC, clube da cidade de Manaus, foi fundado em 2019 e já figura entre os principais times da segunda divisão. A onça-pintada disputou pela primeira vez a Série B no ano passado, e ficou na 11ª posição, tendo 14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas.
América-MG
O América-MG é um clube tradicional de Minas Gerais. O clube já disputou 28 vezes a Série B e sempre é considerado um dos favoritos a conquistar o acesso. Em 1997 e 2017 o Coelho levantou a taça da competição.
Athletic
O Athletic, da cidade de São João del-Rei (MG), é estreante na competição. O clube disputou a quarta divisão do futebol nacional pela primeira vez em 2023, conquistou o acesso à Série C, e logo em seguida, no ano passado, se classificou para a Série B.
Athletico
Depois de ser rebaixado no ano de seu centenário, o Athletico Paranaense volta a disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Furacão jogou a Série B foi em 2012, e volta ao campeonato depois de ficar na 17ª colocação da Série A no ano passado. O
Atlético-GO
Outro clube que também caiu para a segunda divisão nacional no ano passado, o Atlético-GO vai disputar a Série B novamente. O clube já foi campeão da competição em 2016 e em 2023 subiu em quarto lugar.
Avaí
O Avaí também é um time tradicional da segunda divisão. O clube disputa pelo terceiro ano seguido a competição, desde que foi rebaixado na Série A em 2022. Nas últimas duas temporadas, o clube ficou no meio da tabela, em 10º e 13º.
Botafogo-SP
O Botafogo de Ribeirão Preto conseguiu escapar do rebaixamento à Série C do ano passado e vai disputar a segunda divisão pelo terceiro ano seguido. O clube do interior paulista já foi campeão da Série D, em 2015.
CRB
Clube de Regatas Brasil é um clube que também brigou contra o rebaixamento à terceira divisão, no ano passado. O clube alagoano tem presença constante nas últimas 10 edições da Série B. Em 2021, ficou apenas quatro pontos de conquistar o acesso.
Chapecoense
Desde o rebaixamento em 2021, a Chapecoense tem enfrentado dificuldades para retornar à elite do Campeonato Brasileiro. O clube catarinense foi campeão da segunda divisão em 2020.
Coritiba
Depois de não conseguir o acesso no ano passado, o Coritiba vai disputar pelo segundo ano consecutivo a Série B. O clube já foi campeão da Série B em 2007 e 2010 e tem mais dois acessos na era dos pontos corridos (2019 e 2021).
Criciúma
O Criciúma volta a disputar a Série B após participar da primeira divisão em 2024. A equipe catarinense tenta repetir o desempenho que garantiu seu acesso anteriormente e buscar uma nova vaga na elite do futebol brasileiro.
Cuiabá
O Cuiabá retorna à Série B após ser rebaixado da primeira divisão em 2024. O clube mato-grossense disputa a competição pela primeira vez desde 2020 e busca recuperar a vaga na elite do futebol brasileiro.
Ferroviária
A Ferroviária de Araraquara está de volta à Série B depois de 30 anos e chega embalada após uma boa campanha na Série C. O clube paulista vem crescendo nos últimos anos e espera se firmar na segunda divisão.
Goiás
Depois de ficar ficar próximo do acesso no ano passado, o Goiás, que já foi campeão da competição, em 1999 e 2012, costuma ser um dos candidatos ao acesso.
Novorizontino
O Novorizontino tem se consolidado na Série B e, em 2024, ficou perto do acesso, terminando na quinta colocação. O time do interior paulista quer repetir as boas campanhas e finalmente chegar à elite.
Operário
O Operário é outro clube que brigou pelo acesso no ano passado. O clube paranaense já disputou a segunda divisão em outras ocasiões e conquistou as séries C e D em 2017 e 2018, respectivamente.
Paysandu
O Paysandu permaneceu na Série B para a temporada de 2025 após garantir sua manutenção na edição anterior. O Papão da Curuzu busca uma campanha mais consistente para se aproximar da disputa pelo acesso à primeira divisão.
Remo
O Remo garantiu seu acesso após uma grande campanha na Série C do ano passado. A equipe paraense busca se manter na competição e brigar por uma vaga na elite do futebol brasileiro.
Vila Nova
O Vila Nova tem sido um dos clubes mais constantes da Série B nos últimos anos. O Tigre disputou todos os anos da competição desde 2021.
Volta Redonda
Depois de conquistar a Série C do ano passado, o Volta Redonda retornou à segunda divisão depois de 26 anos. Em 2016
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!