Curitiba - Nesta sexta-feira (4), a Série B terá início, como o principal desafio para Athletico, Coritiba e Operário. Mais fortes financeiramente, a dupla Atletiba chega com a missão de conseguir o acesso. Mas e como chegam os adversários dos paranaenses?

Nesta primeira rodada, Furacão, Fantasma e Coxa encaram Paysandu, Criciúma e Vila Nova, respectivamente. E os outros 14 clubes? Confira a seguir como chegam cada um dos clubes para a segunda divisão.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Confira como chega cada um dos adversários dos paranaenses para essa Série B
Amazonas
O Amazonas chega como campeão estadual, vencendo o Nacional na final do campeonato amazonense. A principal novidade da equipe da Onça é seu treinador, Eduardo Barros, que, inclusive, já passou pelo Athletico e tem seu primeiro desafio como treinador de uma equipe profissional, depois de ser auxiliar de Fernando Diniz por vários anos.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
América-MG
O Coelho chega com grandes expectativas, após chegar à final do Campeonato Mineiro e ser derrotado pelo Atlético-MG. O América-MG, tenta fazer um início interessante de campeonato para fazer com que seu torcedor vá ao estádio. O Coelho tem média de duas mil pessoas por jogo. Neste início de ano, o clube focou em empréstimos para reforçar a equipe. Dois são conhecidos do futebol paranaense, os atacantes Figueiredo, ex-Coritiba, e Willian Bigode, ex-Athletico.
+ Confira todas as notícias do Operário no RIC.com.br!
Athletic
O clube de São João Del Rei é o caçula da competição. Pela primeira vez vai disputar o campeonato. O Athletic fez várias contratações para esse ano tão importante. Nomes conhecidos do futebol nacional e paranaense jogarão pela equipe, como: Adriel (goleiro), ex-Grêmio, Rodrigo Gelado (lateral-esquerdo) ex-Coritiba, Wesley Gasolina (lateral-direito) ex-Cruzeiro, Andrey (volante) ex-Coritiba e Lincoln (atacante) ex-Flamengo e Cruzeiro. No comando da equipe tem o ex-jogador Roger que teve passagem por vários clubes gigantes do futebol brasileiro.
Atlético-GO
O Dragão chega para essa Série B depois de ficar de fora da final do campeonato goiano, o que foi visto como um grande vexame. No comando, a equipe tem Claudio Tencati, que chegou recentemente e busca fazer bom trabalho. No elenco, alguns jogadores conhecidos, senod o principal deles é Shaylon que vai para sua quarta temporada como camisa 10. No ataque, o ex-Coritiba Willian Potker é visto como a principal esperança de gols para o Atlético-GO.
Avaí
É o atual campeão catarinense, empatando com a Chapecoense na final e levando o título nos pênalti. Mesmo levantando o troféu, não foi o suficiente para Enderson Moreira permanecer no cargo do Leão. O treinador foi demitido logo após a final e a diretoria agiu rápido, trazendo Jair Ventura, que subiu com o Atlético-GO em 2023.. No elenco, tem jogadores conhecidos do futebol paranaense e nacional como: Alef Manga, ex-Coritiba, Eduardo Brock, ex-Paraná Clube, Marquinhos Gabriel, ex-Athletico, e o interminável Vagner Love.
Botafogo-SP
A equipe de Ribeirão Preto está há um mês treinando, depois de ser eliminada na primeira fase do Paulistão e brigar para não cair. O treinador Márcio Zanardi pediu à diretoria mudanças no elenco e foi atendido. Foram cinco reforços que chegaram recentemente, vindo todos do futebol paulista. A intenção do Botafogo-SP é fazer uma Série B melhor do que a do ano passado, quando lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada.
CRB
O time de Maceió foi campeão mais uma vez no Alagoas, sendo o quarto seguido do CRB. Com um planejamento diferente dos últimos anos, sem contratar, apesar do título alagoano, caiu na primeira fase da Copa do Nordeste, competição em que no ano passado foi finalista. O time é muito questionado pela torcida, mas a diretoria não fará grandes investimentos até a abertura da janela no meio do ano.
Chapecoense
Vice-campeã catarinense em 2025, perdendo a final para o Avaí, a Chapecoense chegou de foram até surpreendente na decisão, sem grandes contratações e com elenco mediano. A tendência é que o time do treinador Gilmar Dal Pozzo brigue pela parte de baixo da tabela, como tem acontecido nas últimas temporadas. O atleta que pode fazer a diferença para a Chape é Giovanni Augusto, que tem passagens por vários clubes grandes no cenário nacional, entre eles o Coritiba.
Cuiabá
Após o rebaixamento em 2024, a reformulação foi grande no Dourado, com jogadores importantes nos últimos anos indo embora. Neste ano, acabou ficando somente com o vice-campeonato do Mato Grosso, sendo surpreendido pelo Primavera na final. Guto Ferreira é o treinador do Cuiabá para este início de Série B e foi ao mercado, trazendo o atacante Edu, ex-Coritiba e Cruzeiro, e também repatriou o zagueiro Alan Empereur. As expectativas dos torcedores estão baixas para esse início de segundona.
Ferroviária
A Locomotiva volta à Série B após 30 anos, tendo a última participação em 1995. A equipe, que foi eliminada na segunda divisão do Paulistão nas quartas de finais pelo Ituano, chega para a segunda divisão com o discurso de pés no chão. O treinador Vinicius Berganti, acredita que o foco dé pontuar constantemente para se garantir na Série B de 2026. O nome mais conhecido entre os atletas é Wesley Pomba, que teve passagem apagada pelo Coritiba.
Goiás
O Goiás chega à Série B após um Estadual ruim, caindo na semifinal para o campeão Vila Nova. Com o resultado não esperado, o então técnico Jair Ventura foi demitido e retornou Vagner Mancini, que esteve com a equipe até o fim da Série B no ano passado. O Esmeraldino tenta se reforçar ainda nesta janela de transferências. Anselmo Ramon, que foi ventilado no Athletico, é a bola da vez. A expectativa da diretoria e do torcedor é que o clube brigue pelo acesso.
Novorizontino
A equipe que já bateu na trave com o acesso por duas vezes na Série B, chega a este ano para tentar mais uma vez o acesso. No Paulistão, fez bom campeonato, mas acabou eliminado nas quartas de finais para o São Paulo, após um jogo com polêmicas de arbitragem. Mas o time segue firme na Copa do Brasil.
+ Athletico e Coritiba são os gigantes da Série B em 2025. E o que isso significa?
Neste ano, o Novorizontino trouxe bons nomes para a Segundona, sendo os principais ex-Coritiba, Robson e Matheus Frizzo. chegaram. Por outro lado, nesta semana o técnico Eduardo Baptista foi demitido do cargo, dando lugar a Umberto Louzer.
Remo
Quatro anos após ser rebaixado para a Série C, o Remo retornou para a segunda divisão e espera permanecer na competição. A equipe contratou ao todo 18 jogadores, mas no começo da temporada já trocou de técnico. Iniciou com Rodrigo Santana, mas após fracassos na Copa do Brasil e Copa Verde contratou Daniel Paulista para a sequência do ano. No Estadual, está na final e fará o confronto contra o Paysandu. No elenco, os nomes mais conhecidos são os dos atacantes, Felipe Vizeu, ex-Flamengo, Pedro Rocha, ex-Athletico, e o experiente Ytalo.
Volta Redonda
A equipe volta Á Série B depois de 26 anos, chegando como o campeão da Série C de 2024. Fez um bom começo de ano no Campeonato Carioca, ficando em segundo lugar na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Fluminense nas semifinais. O Voltaço foi ao mercado e trouxe nove contratações ao todo; a intenção é fazer um campeonato digno e permanecer na segunda divisão nacional para o ano que vem. O treinador permanece o mesmo, Rogério Corrêa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!