Curitiba - A Série B de 2025 iniciou da melhor maneira possível para os paranaenses. Em três jogos, foram três vitórias, de Athletico, Coritiba e Operário. Algo que não acontecia há exatos 30 anos. A última vez que o futebol do Paraná teve 100% de aproveitamento em uma mesma rodada, com pelo menos três times disputando, foi na edição de 1995.

Jogadores decisivos para as vitórias dos paranaenses
Jogadores decisivos para as vitórias dos paranaenses. (Fotos: José tramontin (Athletico) / Victoria Salles (Operário) / JP Pacheco (Coritiba)

Na ocasião, Furacão, Coxa e o Londrina eram os representantes do estado e o regulamento era diferente dos atuais, os pontos corridos. Eram quatro grupos com seis clubes cada, com os quatro primeiros avançando para a próxima fase.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

O Rubro-Negro estava no Grupo C e venceu o Barra do Garças-MT por 4×3, fora de casa. Já Alviverde e Tubarão estavam no Grupo D, com o time coxa-branca derrotando o Bangu por 2×0, no Couto, e o Alviceleste superando a Ferroviária por 3×1, no Estádio do Café. Todos duelos válidos pela segunda rodada.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

O final daquele ano é conhecido. O Londrina ficou pelo caminho ainda na primeira fase, mas Athletico e Coritiba foram avançando, até chegarem ao quadrangular final e subirem juntos, com o Furacão sendo campeão, com 13 pontos, e o Coxa vice, com 11.

Em 2019, quase teve a ‘rodada perfeita’ para os paranaenses na Série B

Na era dos pontos corridos da Série B, que começou em 2006, foram poucas as vezes com ao menos três paranaenses na mesma edição. Em 2019, eram quatro: Coritiba, Paraná Clube, Operário e Londrina. E por pouco não se repetiu 100% de aproveitamento, e logo na primeira rodada, como na edição atual.

Na ocasião, o Fantasma derrotou o América-MG por 1×0, o Londrina venceu o CRB por 2×1 e o Coritiba ganhou da Ponte Preta por 2×0. Quem bateu na trave foi o Paraná Clube, que ficou no empate em 1×1 com o Vila Nova.

É importante ressaltar que de 1995 para cá, somente nas edições de 2019, 2020, 2021 e agora em 2024 é que o futebol paranaense contou com ao menos três representantes. Entre essas temporadas, em alguns anos não tiveram times locais, ou apenas um ou dois clubes na disputa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.