Para incentivar o voluntariado na Copa do Mundo, a Prefeitura de Curitiba vai permitir a suspensão de atividades dos servidores públicos municipais, por quatro horas diárias, enquanto atuarem no período do campeonato mundial.
“Queremos que o turista leve uma boa imagem de nossa cidade. E o servidor público, que conhece a cidade, pode indicar onde estão localizados os parques, que linha de ônibus utilizar e quais as opções mais interessantes de alimentação”, diz a diretora da Secretaria do Trabalho e Emprego Ana Célia Pires Curuca Lorenção, responsável pelo programa de voluntariado da Copa em Curitiba.
Os servidores que desejarem participar como coordenadores do Programa Brasil Voluntário durante a Copa do Mundo FIFA 2014 deverão se inscrever pelo site oficial até o dia 6 de março e participar de curso de capacitação oferecido pela Universidade de Brasília (UnB), que ocorrerá à distância, e que tem aprovação e classificação como condição para seleção dos servidores que atuarão como coordenadores dos voluntários durante a Copa do Mundo. O curso ofertado pela UnB será chancelado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), podendo ser utilizado para trajetória de carreira do servidor municipal.
Curitiba já tem 1.352 voluntários inscritos pelo site, de acordo com informações do Ministério do Esporte. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar, desde que tenha disponibilidade para atuar por no mínimo sete dias, seguidos ou não, em turnos de quatro horas por diarias.
“Estamos promovendo o espírito do voluntariado no Brasil”, diz Ana Célia, lembrando que esta forma de colaborar gratuitamente com o próximo é bastante difundida em outros países.
Áreas de atuação do voluntariado da Copa 2014:
Mobilidade: auxiliar visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade, como terminais de ônibus.
Proximidades dos estádios: auxiliar visitantes e torcedores com informações sobre a Arena do Atlético.
Áreas de Fluxo: auxiliar visitantes com informações gerais em áreas de grande movimentação de pessoas, como pontos turísticos e shoppings.
Aeroporto: o primeiro contato com os visitantes e torcedores para prestar informações sobre a cidade, jogos, e transporte nos pontos de embarque e desembarque
Eventos de exibição pública: auxiliar visitantes e torcedores em grandes eventos simultâneos aos jogos, como fan-fest e outros.
Centro Aberto de Mídia: auxiliar jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa não credenciada nos centros abertos de mídia.