A Rede Integrada de Transporte de Curitiba receberá reforço nos dias de jogos da Copa do Mundo. Entregue ao Comitê Organizador Local (COL), a programação especial dos ônibus feita pela Urbs prevê a criação de cinco linhas especiais e o reforço de outras cinco linhas do Expresso e dos Interbairros I e II. No total, serão realizadas 146 viajens por hora. A estimativa é que cerca de 27 mil passageiros sejam transportados até a Arena da Baixada.
Linhas especiais
Nos dias de jogos em Curitiba – 16, 20,23 e 26 de junho – vão circular as linhas especiais Aeroporto/Boqueirão, Circular Copa; leva e trás Unicuritiba 1 e Unicuritiba 2; e leva e trás PUC-PR.
A Linha Aeroporto/Boqueirão vai fazer a integração do aeroporto com o Eixo Boqueirão; as duas linhas de ônibus que já atendem o aeroporto – o Executivo Aeroporto e o Ligeirinho Aeroporto serão reforçadas para atender até mil pessoas por hora; outra linha a entrar em operação será o Circular Copa que terá 80 lugares e circulara pela região central da cidade.
Outras três linhas especiais – nesse caso gratuitas – vão fazer a ligação de estacionamentos que ficarão localizados nos dois campos da Unicuritiba e no campus da PUCPR no Prado Velho.
Reforço
Na Arena da Baixada, a operação especial contará um ônibus a cada 30 segundos nas estações Petit Carneiro, das linhas de biarticulados Pinheirinho e Santa Cândida/Capão Raso; Coronel Dulcídio e Oswaldo Cruz, da linha Santa Cândida/Capão Raso; e estação Getúlio Vargas, onde passam os biartculados na cor vermelha, da linha Boqueirão e biarticulados na cor azul das linhas diretas expressas (Ligeirão) Boqueirão e Pinheirinho/Carlos Gomes.
A operação especial inclui ainda 18 linhas que passam nas avenidas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim e nas ruas Chile, Bento Viana, Alferes Ângelo Sampaio, Conselheiro Dantas, Alferes Poli e 24 de Maio. Estas linhas mais o reforço do Interbairros I e especial Circular Copa, vão fazer 103 viagens por hora, com capacidade para atender até nove mil passageiros a cada hora. Monitoradas pelo CCO elas podem ser reforçadas a qualquer momento que se fizer necessário.