O Palmeiras atravessa um de seus melhores momentos na temporada. Classificado para as oitavas de final da Libertadores e com vaga encaminhada para as quartas da Copa do Brasil, o Alviverde embalou uma sequência de quatro vitórias consecutivas. Um dos pilares dessa boa fase do Verdão é o sistema defensivo, que se destacou nos últimos jogos.
Depois de conceder 10 gols em cinco partidas, o técnico interino Andrey Lopes conseguiu ajustar a defesa palmeirense. Felipe Melo voltou a ser primeiro volante, sua posição de origem, Gabriel Menino assumiu a lateral-direita, Gustavo Gómez e Luan passaram a compor a dupla de zagueiros e Matías Viña seguiu na lateral-esquerda.
Com as mudanças, a defesa do Verdão superou a queda de rendimento e voltou a ser destaque. Nos últimos quatro confrontos, o Palmeiras concedeu apenas um gol. Na vitória contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, a equipe mineira teve dificuldade para criar chances e ofereceu pouco perigo ao time de Andrey Lopes, que conseguiu anular o segundo melhor ataque da competição, com 31 gols.
Essa não é a primeira vez que o sistema defensivo alviverde se destaca em 2020. No Campeonato Paulista, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras foi o time menos vazado da competição. Ao todo, foram sete gols sofridos em 16 jogos disputados. O desempenho foi essencial para que o time conquistasse o Estadual.
Agora, a defesa precisará se adaptar às ideias do técnico Abel Ferreira. O português, contratado para substituir Luxemburgo, comandou seu primeiro treino na Academia de Futebol na terça-feira.
O primeiro teste do novo treinador será logo nesta quinta-feira. Em jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras encara o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, às 19h (horário de Brasília). Na ida, o Verdão venceu por 3 a 1.