Cascavel - Nesta terça-feira (4), o FC Cascavel volta a campo para encarar a Aparecidense, às 21h30, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. E os comandos das equipes terão dois velhos conhecidos do futebol paranaense: De um lado, Tcheco, na Serpente, do outro, Lúcio Flávio, no time goiano.

Lucio Flávio e Tcheco se enfrentarão
Treinadores se enfrentarão pela primeira vez (Foto: Wigor Vieira / Aparecidense e Reprodução Cascavel FC)

E mais do que importantes passagens pelo futebol paranaense, os dois treinadores já foram companheiros dentro de campo. E desde os tempos de base. Tcheco e Lúcio Flávio foram revelados pelo Paraná Clube, chegando a jogar juntos no elenco profissional, em 1998.

Anos mais tarde, se reencontraram no Coritiba, em 2002. Períodos que estreitaram o relacionamento dos dois, que, nesta noite, serão rivais, depois de muito tempo.

Tive o privilégio de jogar com o Lúcio na base do Paraná Clube, no profissional no Coritiba, foi um grande atleta, grande jogador, referência sempre onde passou e tem tudo pra ser um grande treinador dessa nova geração, estudou pra isso. Vai ser um prazer revê-lo”, afirmou Tcheco, em entrevista ao RIC.com.br.

Tcheco projeta duelo complicado, mas mostra ambição na Copa do Brasil

O treinador, que já tinha trabalhado no Cascavel entre 2021 e 2022, retornou após o término do Campeonato Paranaense. Até aqui, fez um único jogo, mas que foi decisivo: a vitória por 1×0 sobre o América-MG, que colocou a Serpente nesta segunda fase da Copa do Brasil. Agora, o técnico quer mais.

“Temos essa expectativa agora. A vitória veio pra dar mais confiança aos atletas, ainda mais depois da desclassificação no Estadual. E tem também o motivo de fazer história e passar pela primeira vez para a terceira fase. Vamos trabalhar pra isso, nos exigir pra tal, e entender que temos que fazer um jogo igual ao que foi contra o América-MG ou até melhor pra passar de fase”, analisou o comandante da Serpente.

Lúcio Flávio tenta retomada como técnico

Ao contrário de Tcheco, que já tem um trabalho mais consolidado como treinador, salvando o Coritiba do rebaixamento no Brasileirão de 2013, sendo vice-campeão paranaense com o Cascavel em 2021 e campeão da segunda divisão estadual com o Paraná Clube, em 2024, Lúcio Flávio dá seus primeiros passos na nova carreira.

O começo no profissional foi em 2023, quando assumiu o Botafogo de forma interina. Ganhou os dois primeiros jogos, mas depois acumulou tropeços, ficando marcado na derrocada do time, que, naquele ano, chegou a abrir 13 pontos de vantagem na liderança, mas terminou o Brasileirão na quinta posição.

No ano passado, foi para a Aparecidense, sendo demitido em julho, após 19 jogos, entre Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Série C. Foram seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Começou 2025 no São Joseense, mas com um empate e cinco derrotas, foi demitido, retornando recentemente ao clube goiano, onde vai para o seu quarto jogo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.