O técnico Ttite conversou com a imprensa nesta sexta-feira, já em São Paulo, onde a Seleção Brasileira estreia nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 na sexta-feira, diante da Bolívia, na Neo Química Arena.
Questionado sobre o posicionamento dos jogadores de ataque, o comandante afirmou que sempre irá se pautar pela forma com que os atletas jogam em seus clubes. “Eu digo que sou meio ‘ladrão de trabalho’, de pegar o bom momento e as versatilidades, sem engessar atletas nas ações ofensivas”, brincou.
“Tem alguns aspectos importantes de usar o jogador no setor em que ele tem o pé dominante. Ele te dá infiltração e abre o campo. Já o pé trocado te da a finalização de longa e média distância na medida que tu roda a bola. Essas variáveis estão nos ajustes das peças e na estratégia. O Neymar será sempre usado naquilo que é feito nos clubes”, exemplificou Tite, falando sobre escalar atacantes destros pela esquerda ou canhotos pela direita.
Outro que entra nessa discussão é Philippe Coutinho. O meia, que deve ser titular na sexta-feira, tem sido escalado pelo centro do campo no Barcelona, diferentemente do que aconteceu nos últimos compromissos da seleção. Destro, ele costumava cair pelo lado esquerdo e explorar a puxada para o meio seguida da finalização.
“O Coutinho pode ser por dentro ou por fora, tendo essa função bem exercida”, disse Tite. “Temos que respeitar as características e onde o atleta se sente bem. Ele pode jogar tanto em uma quanto em outra função, nos dois setores ele produziu bem”, completou.