O velório será no Couto Pereira, em Curitiba, a partir das 12h30

O jogador Dorival Mateus da Costa, mais conhecido como Toby – camisa 10 da conquista do maior título do Coritiba, o Campeonato Brasileiro de 1985 – morreu na madrugada desta terça-feira (03), vítima de um infarto fulminante, aos 53 anos. O velório será no Couto Pereira, em Curitiba, a partir das 12h30.

Toby foi emprestado ao Cruzeiro e também ao Operário de Ponta Grossa e retornou ao Verdão para sagrar-se campeão brasileiro. Em campo, sua característica era o combate, o bom posicionamento e a cautela.Nascido em 18 de fevereiro de 1962, em Uraí, no norte do Estado, chegou ao Coxa em 1978, de maneira diferente. Isso porque foi indicado por um pedreiro que fazia reparos no estádio alviverde.

Sua estreia no profissional do time foi no ano seguinte, contra o União Bandeirante, com a presença de sua família que torcia das arquibancadas. Ênio Andrade o colocou na equipe nos minutos finais daquela vitória por 3×0. Naquele ano, Toby conquistou seu primeiro título paranaense com a camisa coxa-branca.

Com a camisa 10, o então meia armador levantou a taça de campeão em 1985. Sua despedida do Coxa foi na cidade de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, em um amistoso disputado contra a Platinense. Ao todo, foram 128 jogos oficiais pelo Coritiba. Depois, Toby foi transferido ao Bangu, onde jogou por quatro temporadas. Ainda passou pelo Vitória da Bahia, pelo Juventus de Jaraguá do Sul, Iraty e Sinop.