O futebol brasileiro alcançou um novo patamar financeiro com as recentes contratações de Vitor Roque pelo Palmeiras e Paulinho, também pelo clube paulista. Essas transferências não apenas quebraram registros de valores investidos por clubes nacionais, mas também sinalizaram uma mudança significativa no mercado de transferências do país. Paulinho e Vitor Roque lideraram o ranking das maiores contratações da história do futebol brasileiro, destacando-se como marcos na evolução econômica do esporte nacional.

vitor roque
Após um ano sem se adaptar ao futebol europeu, Vitor Roque volta ao Brasil como a maior contratação da história do Brasileirão. (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Vitor Roque: a contratação mais cara do futebol brasileiro

Em fevereiro de 2025, o Palmeiras oficializou a contratação de Vitor Roque, atacante de 20 anos, por 25,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 154 milhões), tornando-se uma grande transferência da história do futebol brasileiro. O jogador que pertence ao Barcelona e foi emprestado ao Real Betis, assinou contrato de cinco anos com o clube paulista. O acordo inclui cláusulas de bônus que podem elevar o valor total da negociação para 30,5 milhões de euros (cerca de R$ 186 milhões).

Botafogo ativo no mercado

Sob a tutela do bilionário John Textor, dono da SAF do Botafogo, o Glorioso movimentou o mercado da bola nas últimas temporadas. Com contratações milionárias que formaram o time campeão da américa e do Brasileirão, como Thiago Almada e Luiz Henrique.

Luiz Henrique jogador futebol
Desde a chegada de John Textor, o Botafogo enfileirou jogadores entre as maiores contratações do futebol brasileiro. (Foto: Divulgação/Botafogo)

Ranking das maiores contratações do futebol brasileiro

De acordo com levantamento do Transfermarkt, as maiores contratações realizadas por clubes brasileiros são:

  1. Vitor Roque: Barcelona (ESP) >> Palmeiras – 25,5 milhões de euros
  2. Wendel: Zenit (RUS) >> Botafogo – 20 milhões de euros
  3. Thiago Almada: Atlanta United (EUA) >> Botafogo – 19,5 milhões de euros
  4. Paulinho: Atlético-MG >> Palmeiras – 18 milhões de euros
  5. Carlos Alcaraz: Southampton (ING) >> Flamengo – 18 milhões de euros
  6. Gabigol: Inter de Milão (ITA) >> Flamengo – 17,5 milhões de euros
  7. Luiz Henrique: Real Betis (ESP) >> Botafogo – 16 milhões de euros
  8. Gerson: Olympique de Marselha (FRA) >> Flamengo – 15 milhões de euros
  9. Arrascaeta: Cruzeiro >> Flamengo – 15 milhões de euros
  10. Alexandre Pato: Milan >> Corinthians – 15 milhões de euros
  11. Carlos Tévez: Boca Juniors >> Corinthians – 15 milhões de euros

Esses números refletem a crescente capacidade financeira dos clubes brasileiros, impulsionada por novos modelos de gestão e maior profissionalização do futebol nacional.

O jogador Vitor Roque, do Palmeiras
Maior contratação foi de Vitor Roque, pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Impacto no mercado de transferências nacionais

As contratações de Vitor Roque e Paulinho pelo Palmeiras evidenciam uma tendência de investimentos mais robusta por parte dos clubes brasileiros. Essa entrega no mercado indica uma busca por maior competitividade e protagonismo em torneios nacionais e internacionais. Além disso, demonstra a disposição dos clubes em reter talentos no país, contrariando a tendência histórica de exportação precoce de jogadores promissores.

*Com supervisão de Jonathas Bertaze.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.