A partida entre Avaí e Remo, na Ressacada, em Santa Catarina, pela 37ª rodada da Série B, foi marcada por falas racistas e xenofóbicas de uma torcedora da equipe da casa. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que ela dispara as ofensas contra torcedores visitantes.

Um vídeo feito por outros torcedores registaram a cena. Além da mulher, pessoas que estavam próximas à ela também foram vistas proferindo as ofensas aos torcedores do Remo. A partida aconteceu no último sábado, dia 15.
+ Torcedor entrega camisa do Coritiba ao Papa Leão 14: “Achou bonita”
” O que tem no Pará? Seu feio… Gastaram o salário do mês? Gastou o salário para vir… agora vai embora a pé. O prefeito não quer, aqui em Floripa, tu. Olha tua cor. Olha, pobre aqui não fica”, diz a mulher em direção aos torcedores do Remo.
Avaí repudia e identifica a mulher
Em nota, o clube repudiou as falas da torcedora e reforçou que o racismo é um crime grave. Além disso, o Avaí afirmou que identificou a torcedora e suspendeu o acesso dela aos eventos do clube, como jogos e atividades. O clube, no entanto, não revelou o nome da mulher por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
+ Futebol e solidariedade: jogo beneficente na Arena da Baixada ajuda Rio Bonito do Iguaçu
“O Avaí Futebol Clube reitera seu posicionamento de repúdio inequívoco e total à conduta racista e xenófoba manifestada por uma torcedora durante a partida entre Avaí x Remo. O racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios”, diz a nota.
Torcedora se manifesta
Por meio da defesa, a torcedora se posicionou sobre o caso e disse que “não retrata quem é, nem seu comportamento habitual”. Leia abaixo a nota na íntegra.
“A defesa da torcedora do Avaí Futebol Clube vem a público esclarecer os fatos relacionados ao vídeo que circula nas redes sociais. O registro divulgado não retrata quem ela é, nem seu comportamento habitual. Durante a partida realizada em 15/11/2025, no Estádio da Ressacada, diversos conflitos paralelos ocorreram no interior do estádio, gerando um ambiente de tensão que alterou o estado emocional de muito torcedores, incluindo ela”, começa.
Especificamente quanto ao episódio divulgado, é importante esclarecer que a torcedora foi alvo de agressões verbais e ataques pessoais momentos antes. Parte desses acontecimentos não aparece nas gravações, que mostram apenas um recorte isolado e incompleto da situação. O que se vê no vídeo decorre de uma agressão mútua e pontual, envolvendo pessoas específicas, e não representa qualquer manifestação dirigida à torcida do Remo ou aos paraenses de maneira geral. A torcedora reforça que não possui qualquer tipo de preconceito, mantendo profundo respeito por paraenses e catarinenses, bem como pelas torcidas do Avaí e do Clube do Remo.
Lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que jamais teve a intenção de ofender qualquer pessoa ou torcida. Desde já, a torcedora manifesta publicamente seu pedido de desculpas a todos que se sentiram atingidos, reafirmando que o episódio não reflete seus valores pessoais. Por fim, coloca-se à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos necessários”, conclui.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!