Os anos de 1995 e 2025 foram diversas vezes comparados pelos acontecimentos no futebol paranaense. Em comum entre os dois anos, o fato de Athletico e Coritiba estarem disputando juntos a Série B outra vez. E, assim como naquela temporada, a dupla Atletiba conquistou juntos a volta à elite.

A diferença é que se em 1995 o Furacão foi o campeão e o Coxa vice, desta vez o cenário foi diferente, com o Alviverde erguendo a taça. Mas, mais do que isso, o futebol paranaense terá representantes novamente na elite do Brasileirão.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Sem os dois em 1995, coube ao Paraná Clube ser o time do estado na Série A naquela ocasião. Neste ano, o estado repetiu 1990, sem ninguém na primeira divisão. Mas em 2026 a dupla Atletiba retorna, deixando para trás uma temporada de pressão, altos e baixos e preocupações, assim como foi 30 anos atrás.
Caminhos opostos, desfecho igual
Pelo domínio paranista de 30 anos atrás, tanto o Athletico, quanto o Coritiba, sofriam épocas de ‘vacas magras’. Nenhum deles conquistou o título do Paranaense naquela temporada e chegavam à Série B desacreditados. O Coxa apostando em muitos garotos da base, como o meia Alex, e o Furacão passando por uma total reformulação com a chegada de Petraglia e companhia para comandar o clube.
Na segunda divisão, o Rubro-Negro dominou, com uma campanha impecável, enquanto o Alviverde trocou de técnico – saiu Paulo César Carpegiani, entrou Lori Sandri – e a vaga no quadrangular final foi no sufoco. Porém, na reta final, os dois rivais dominaram e com uma rodada de antecedência já tinham os acessos garantidos.
Em 2025, um caminho diferente. O Coritiba, regular, passou 33 rodadas no G4 e foi eficiente para voltar à elite e conquistar o título. Já o Athletico sofreu no primeiro turno, mas foi impecável na segunda metade e terminou com o vice-campeonato. Ou seja, os mesmos personagens, mas com papéis invertidos. Mas que recoloca o futebol paranaense na primeira prateleira do Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!