Curitiba e Paraná - Os ingredientes que incrementaram o Atletiba 359, que aconteceu neste sábado (28), na Arena da Baixada, pela Série B, fizeram o clássico viver seu melhor momento dos últimos anos. A disputa judicial e o público recorde do duelo entre Athletico e Coritiba na Arena da Baixada alimentaram ainda mais a rivalidade.

Torcidas deram um show nas arquibancadas. (Foto: Felipe Valente/ RIC.com.br)

O impasse sobre a quantidade de torcedores do Coxa que estariam presentes na Arena fez com que o clássico começasse antes mesmo da bola rolar. O imbróglio judicial envolveu o Ministério Público, a Polícia Militar, os clubes e as organizadas.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

O que ficou definido foram os 10% de torcedores alviverdes no setor visitante somado aos mais de 35 mil fanáticos pelo Furacão, o que resultou em 40.241 torcedores na Arena da Baixada, o maior público do Atletiba na casa do Athletico.

E o ambiente refletia tudo isso

O esquenta começou cedo. Cerca de quatro horas antes da partida, a torcida do Furacão já tomava conta do Boulevard enquanto escutava um pagode. Aquele clima de pré-jogo tradicional do torcedor rubro-negro.

+ Os melhores e os piores do Atletiba da Série B

Do lado alviverde, o clima também era de festa. Alguns optaram por irem sozinhos, outros por carros de aplicativo, mas a grande atenção foi nos arredores do Couto Pereira, onde 25 ônibus saíram em direção à Arena para levar os torcedores.

Imagem levantada pela torcida do Athletico antes do jogo lembrou o recorde de público em todos os estádios de Curitiba.
Imagem levantada pela torcida do Athletico antes do jogo lembrou o recorde de público em todos os estádios de Curitiba. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Torcidas deram um show dentro do estádio

Dono da casa, o Athletico provocou o Coritiba com lances históricos do Furacão no Atletiba. Imagens como a virada rubro-negra em 2023, por 3×2, no Brasileirão, passaram no telão da Arena para relembrar momentos de vitória.

+ Técnico do Athletico pede desculpas após derrota no clássico: “Chorar 24 horas”

Já a torcida do Coxa preparou milhares de adesivos que foram colados em diversas partes do setor visitante. Antes da bola rolar, as luzes se apagaram e um show de “flashs” do celular começou em todo o estádio, inclusive, com os torcedores do Coxa fazendo uma luz verde os rubro-negros, além das luzes, contaram com balões vermelhos.

Festa nas arquibancadas. (Foto: Felipe Valente/ RIC.com.br)

O Atletiba dentro de campo

Quando a bola rolou, o clássico foi jogado com a intensidade que se espera de um Atletiba. Divididas duras, empurrões, provocações e tensão a cada lance. O primeiro tempo teve pouca inspiração, mas mostrou leve superioridade do Athletico, que controlou mais a posse e tentou ocupar o campo ofensivo.

+Treinador do Coritiba comemora vitória na casa do rival: “Dia histórico”

Do lado alviverde, quem se destacou foi a dupla de zaga. Maicon e Jacy foram verdadeiros guardiões da área, sustentando a pressão rubro-negra. Josué também chamou atenção pela entrega — correu, marcou e brigou por cada bola como se fosse a última.

+ Atletiba: brigas entre torcidas são marcadas por pancadaria e explosões em Curitiba

Nas arquibancadas, o duelo era à parte. As torcidas cantavam sem parar, tentando empurrar seus times. E foi o Coritiba que explodiu primeiro. No segundo tempo, Sebastián Gómez marcou o gol que mudou o clima na Arena. A partir dali, a festa foi toda alviverde. O grito de “Vamos, vamos, meu Verdão!” ecoou no estádio, mas foi respondido pela torcida rubro-negra, que apoiou em busca do empate apesar do gol sofrido.

Mesmo na Série B, o Atletiba vencido pelo Coritiba, por 1×0, marca a grandeza do clássico em um momento de igualdade das equipes, visto que ambos estão na segunda divisão. O público recorde também chama atenção, visto que o maior do clássico na Arena da Baixada havia sido em 2023, com 12 mil pessoas a menos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.