Na última partida do zagueiro Miranda pelo São Paulo, o gol contra de Revson, do Avaí, rendeu a vitória ao Tricolor
Sem Miranda, que se recuperava da lesão, o São Paulo perdeu por 3 a 1 no jogo de volta, na Ressacada, e foi eliminado da Copa do Brasil. O Tricolor até abriu o placar, com Casemiro, mas rapidamente sofreu a virada do Avaí, que foi melhor no duelo e soube administrar o resultado.
Miranda chegou ao São Paulo em 2006, por empréstimo junto ao Sochaux, com a missão de substituir o ídolo Lugano, que havia sido vendido ao Fenerbahçe. Logo em sua primeira temporada, o zagueiro foi titular absoluto e um dos principais destaques da equipe de Muricy Ramalho. Em 2007 foi contratado em definitivo. No total, o jogador acumula 260 jogos e 10 gols com a camisa tricolor.
Em julho de 2011, Miranda chegou ao Atlético de Madrid. Pelo clube espanhol, conquistou uma Liga Europa, uma Supercopa da Europa, uma Copa do Rei, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha, além de ter sido duas vezes vice-campeão da Liga dos Campeões. Em 2015, o brasileiro foi contratado pela Inter de Milão, onde ficou até 2019, quando se transferiu ao Jiangsu Suning, clube chinês em que atua hoje.