O Corinthians venceu o Vasco por 2×1, na tarde deste domingo (21), no Maracanã, no jogo de volta da final da Copa do Brasil. Com o resultado, o Timão levantou a taça e se sagrou campeão da competição em 2025, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, enquanto Nuno Moreira descontou para o Cruzmaltino.

Após o empate em 0x0 na Neo Química Arena, na semana passada, o resultado de hoje fez o Timão conquistar o quarto título da Copa do Brasil. A equipe também foi campeã em 2009, 2002 e 1995.
Um gol para cada no primeiro tempo
Nos primeiros dez minutos, o Vasco começou marcando a saída de bola do Corinthians, uma das características da equipe de Fernando Diniz. O Timão, no entanto, não conseguia encontrar soluções para sair dessa marcação, trocando passes na defesa.
Na sequência, o Corinthians teve a primeira chance com um chute de Yuri Alberto, que bateu na rede pelo lado de fora, enquanto o Vasco teve uma cabeçada de Rayan, após cruzamento de Coutinho.
E foi aos 18 minutos do primeiro tempo que o Corinthians abriu o placar. Matheuszinho fez um lindo lançamento para Yuri Alberto, que dominou com classe e tocou na saída do goleiro Léo Jardim, fazendo a festa da fiel no Maracanã. Aos 25, o atacante teve a chance de fazer o segundo, saindo cara a cara com o goleiro, mas ele chutou por cima do gol.
Depois do gol, o Vasco “sentiu” e a torcida também passou a ficar mais apreensiva. Coutinho era quem buscava o jogo e tentava criar as jogadas, e foi justamente nos pés dele que saiu a jogada do gol de empate. Ele lançou a bola na ponta para o jovem Rayan, que cruzou para Nuno Moreira subir e de cabeça mandar para o fundo das redes, aos 40 minutos da primeira etapa.
Memphis decide para o Corinthians
A segunda etapa começou com uma falta de Cuesta em cima de Memphis, o que resultou no primeiro cartão amarelo do jogo, para o defensor cruzmaltino. Depois disso, a partir dos dez minutos, a partida saiu de controle por conta de uma briga, que começou após um “enrosco” entre Thiago Mendes e Yuri Alberto.
Logo depois da confusão, em um contra-ataque do Timão, Bidon fez um lindo drible no meio, abriu na ponta para Yuri, que cruzou rasteiro para o holandês Memphis Depay colocar o Corinthians à frente do placar de novo.
Com o Timão na vantagem, a equipe manteve uma postura mais defensiva e então começou uma blitz vascaína em busca do empate. Fernando Diniz chegou a colocar o atacante Vegetti no lugar do volante Cauan Barros, indo para o tudo ou nada.
Por fim, o Corinthians sustentou a pressão da equipe da casa e manteve o 2×1 até o apito final, conseguindo assim o título de campeão da Copa do Brasil de 2025.
Ficha técnica
Copa do Brasil
Final- jogo de volta
Vasco 1 x 2 Corinthians
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (David), Robert Renan, Pumita Rodríguez (Matheus França); Cauan Barros (Vegetti), Thiago Mendes, Coutinho (Tchê Tchê); Andres Gomez, Nuno Moreira (GB) e Rayan. Técnico: Fernando Diniz
Corinthians
Hugo Souza; Matheuszinho, André Ramalho, Gustavo Henrique, Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Carrillo), Maycon (André), Martinez; Breno Bidon (Garro), Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro). Técnico: Dorival Jr.
Local: Maracanã – Rio de Janeiro- RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gol: Yuri Alberto (COR), aos 18 do 1º; Nuno Moreira (VAS), aos 40 do 1º; Memphis Depay, aos 17 do 2º
Cartões amarelos: Carlos Cuesta, Thiago Mendes, Vegetti (VAS); Yuri Alberto, Carrillo, Matheuzinho (COR)
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!