Ponta Grossa - Neste sábado (29) o Operário foi campeão paranaense de 2025, após passar pelo Maringá na final. O título veio ao lado da sua torcida, no estádio Germano Krüger, que estava totalmente lotado e coroou uma campanha regular do Fantasma do início ao fim.

Elias é um dos destaque do Operário no ano
Elias é um dos destaque do Operário no ano (Foto: Instagram / eliascurzel12)

Com 17 jogos, sete vitórias, oito empates e duas derrotas, o Operário passou por seus adversários na primeira fase, mas teve que decidir as quartas de final, a semifinal e a final nos pênaltis. Relembre todos os jogos da campanha do Fantasma.

+ Título marca crescimento do Operário no Estadual e nacionalmente

Primeira fase

Operário 1 x 0 Andraus

A estreia do Fantasma foi diante do seu torcedor no dia 12 de janeiro, contra a equipe do Andraus. O Operário venceu a partida por 1×0, com gol marcado por Boschilia, aos 20 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti.

Paraná Clube 1 x 1 Operário

Na segunda rodada o Fantasma foi até a Vila Capanema para enfrentar o Paraná. O primeiro tempo foi marcado por um bom início do time da casa, que abriu o placar. No segundo tempo, no entanto, o Operário melhorou na partida e após um pênalti polêmico marcado ao seu favor, já nos acréscimos da segunda etapa, chegou ao empate. Boschilia converteu a cobrança e e trouxe mais um ponto para o Fantasma.

Atletas de Paraná Clube e Operário
(Foto: Felipe Cesar/ PRC)

+ Jogador do Maringá interrompe entrevista do adversário: “Fala que foi roubado”

Operário 2 x 0 Rio Branco

O Operário voltou a jogar em casa na terceira rodada e venceu bem o Leão da Estradinha por 2×0. Os gols saíram no segundo tempo. O primeiro foi contra, com Jean Lucas fazendo o cruzamento na área e Vinicios do Rio Branco desviando contra a sua meta. O segundo foi um golaço. Jean Lucas acertou um belo chute da intermediária na gaveta, o que deu números finais a partida.

Athletico 1 x 1 Operário

Na quarta rodada o Fantasma visitou o Furacão e conseguiu um empate mesmo jogando fora de casa. O primeiro gol foi marcado pela equipe da casa com Luiz Fernando, aos 36 minutos. O Operário chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos, Índio aproveitou falha da zaga rubro-negra e bateu na saída de Mycael para dar números finais ao jogo.

Operário 3 x 0 São Joseense

A quinta rodada foi disputada pelo Operário em casa com vitória. O primeiro gol foi de Mingotti ,que aproveitou rebote dado pelo goleiro do adversário e abriu o placar aos 43 do primeiro tempo. No segundo tempo Boschilia chamou a responsabilidade e marcou dois bonitos gols para fechar a conta em 3×0.

Operário 0 x 1 Londrina

Somente na sexta rodada que o Operário conheceu a sua primeira e única derrota na primeira fase do campeonato. O gol do réves foi marcado por Pablo Ruan aos 10 minutos do segundo tempo após jogada de Iago Teles.

Azuriz 0 x 2 Operário

Na sétima rodada viajou até Pato Branco para enfrentar o Azuriz e definiu as coisas ainda no primeiro tempo. Jacy abriu o placar de cabeça aos 22 minutos do primeiro tempo e Índio fechou a conta aos 38, quando aproveitou cruzamento e bateu na saída do goleiro.

+ “Maringá jogou muito, até melhor do que a gente”, admite diretor do Operário

Cianorte 2 x 2 Operário

Já na oitava rodada o Fantasma jogava sua segunda partida fora de casa seguida e conseguiu um bom resultado pelas circunstâncias. O Operário chegou a estar perdendo por 2×0 no início do segundo tempo. A reação do Fantasma veio aos quatro minutos do segundo tempo com Jacy, após cobrança de escanteio feita por Boschilia. O gol de empate veio com o outro zagueiro, Allan Godói, mas a jogada foi a mesma. Mais um escanteio cobrado por Boschilia e o Operário chegou ao empate.

Operário 2 x 0 Cascavel

O Fantasma conseguiu mais uma vitória em casa na nona rodada, mas o jogo não foi fácil. Os gols saíram somente no final do segundo tempo. O primeiro veio aos 40 minutos com Rodrigo Rodrigues após cruzamento da direita, o atacante mesmo caído conseguiu desviar para o gol. O segundo foi já nos acréscimos. Kleiton aproveitou cruzamento vindo pelo lado esquerdo e cabeceou para o fundo do gol.

Coritiba 1 x 1 Operário

Na décima rodada o Fantasma veio até a capital para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira. No fim do primeiro tempo, Lucas Ronier abriu o placar para o Coxa. Operário chegou ao empate com um golaço de Rodrigo Rodrigues. Aos 31 minutos do segundo tempo, o atacante recebeu uma bola dividida e, sem dominar, acertou um belo chute no ângulo de Pedro Morisco.

Lance de Coritiba x Operário, pelo Paranaense 2025
Foto: André Jonsson/OFEC

Operário 3 x 1 Maringá

Na última rodada da primeira fase do Paranaense o Fantasma conseguiu uma importantíssima vitória por 3×1. O resultado garantiu a equipe como a melhor campanha do campeonato. Operário iniciou o jogo marcando dois gols nos primeiros minutos com Mingotti e Kleiton. O Maringá diminuiu ainda aos 29 da primeira etapa com Matheus Moraes. O resultado até então não dava para a equipe da casa a melhor campanha, era necessário mais um gol, e ele veio aos 51 do segundo tempo com Kleiton.

Quartas de finais

São Joseense 1 x 1 Operário

No primeiro jogo das quartas de finais o São Joseense, que se classificou de maneira surpreendente na oitava colocação, deu muito trabalho ao Fantasma. O primeiro gol foi marcada pela equipe da casa aos 35 minutos pelo atacante João Victor. O empate do Operário veio com o zagueiro Jacy, após cobrança de falta feita por Boschilia.

Operário 1 x 1 São Joseense (Pen. 6×5)

Na partida de volta das quartas, o cenário se repetiu mas dessa vez foi o Operário que saiu na frente do placar. Aos seis minutos do segundo tempo Gabriel Feliciano aproveitou rebote do goleiro e colocouo Fantasma na frente. O empate veio aos 19 minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti com o atacante Miguel. A decisão foi para os pênaltis e após Darlan perder a cobrança por parte do São Joseense, Álvaro converteu e deu a classificação ao time da casa.

Jogadores de Operário e São Joseense no Paranaense 2025.
(Foto: Junior Vilarinho/ São Joseense)

Semifinais

Operário 0 x 1 Londrina

O primeiro jogo das semifinais foi marcado pelo equilíbrio entre as duas esquipes. O gol osolitário do Londrina saiu somente no segundo tempo, após cobrança de falta feita por Gustavo França Pablo Ruan antecipou a zaga e garantiu a vitória do Londrina mesmo na casa do Fantasma.

Londrina 1 x 2 Operário (Pen. 1×4)

A missão do Fantasma não era fácil, mas o Operário conseguiu o resultado necessário para levar a decisão para os pênaltis. O primeiro gol foi marcado por Neto Paraíba aos 13 minutos do primeiro tempo. No início da segunda etapa, Mingotti faz o segundo gol do Fantasma e abriu 2×0 no placar. O gol do Londrina foi um golaço, marcado por Iago Teles, em cobrança de falta aos cinco minutos do segundo tempo. A partida foi para os pênaltis e mais uma vez o Operário levou a melhor. O Fantasma foi perfeito nas quatro cobranças. Já o Tubarão teve uma cobrança para fora e outra que o goleiro Elias defendeu.

Operário e Londrina se enfrentaram na semifinal do Paranaense 2025
(Foto: Raphael Bruhardt/ FPF)

Final

Maringá 2 x 2 Operário

A primeira partida da finalíssima foi digna de uma final de campeonato. O Operário chegou a abrir 2×0 fora de casa, mas acabou cedendo o empate. O primeiro gol foi logo aos cinco minutos de jogo, com Boschilia em cobrança de falta. Já o segundo gol saiu com Neto Paraíba aos 24 minutos com outro golaço. Ainda no primeiro tempo o Maringá diminuiu aos 30 com Max Miller. No segundo tempo, o Dogão chegou ao empate com Matheus Moraes aos seis minutos da segunda etapa, deixando tudo em aberto para o segundo jogo.

Operário 1 x 1 Maringá (Pen. 5×4)

No jogo em Ponta Grossa o Maringá abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo com Matheus Moares. O time da casa empatou de pênalti com Vinícius Mingotti, aos 42 da etapa inicial. Nas cobrança de pênaltis,o Fantasma foi mais eficente, convertendo as cinco cobranças. Na última do adversário, Elias defendeu e garantiu o título do Operário.

Mingotti comemora ogl do Operário na final do Paranaense
Mingotti marcou o gol do Fantasma no tempo normal. (Foto: André Jonsson/OFEC)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.