Curitiba - O Estádio Durival Britto e Silva, conhecido como Vila Capanema, faz parte da história do futebol paranaense e brasileiro. Inaugurado em 1947, o estádio foi palco de dois jogos da Copa do Mundo de 1950, a primeira disputada no Brasil. Modernizado ao longo das décadas seguintes, foi a casa do Ferroviário e do Colorado antes de se tornar o lar do Paraná Clube, herdeiro do legado desses dois clubes.

A origem da Vila Capanema
A construção da Vila Capanema teve início na década de 1940, sob a supervisão de Durival Britto e Silva, então superintendente da Rede Viação Paraná-Santa Catarina. O estádio foi erguido para servir como casa do Clube Atlético Ferroviário, time formado por funcionários da rede ferroviária. A inauguração oficial ocorreu em 23 de janeiro de 1947, com uma partida entre o Ferroviário e o Fluminense, na qual o time carioca saiu vitorioso por 5 a 1.

Palco da Copa do Mundo de 1950
Um dos mais modernos estádios da época, a Vila Capanema foi escolhida para receber duas partidas da Copa do Mundo de 1950. Em 25 de junho daquele ano, 9.511 torcedores assistiram a vitória da Espanha sobre os Estados Unidos, pelo placar de 3 a 1.
Quatro dias depois, o empate por 2 a 2 entre Suécia e Paraguai foi visto por 7.903 pessoas. No entanto, conforme relatos do jornalista Luiz Geraldo Mazza, falecido no ano passado, dezenas de pessoas, inclusive ele, assistiram a esses jogos de cima de vagões parados no pátio de manobras da rede ferroviária, ao lado do estádio.

Fusões e transformações
Em 1971, com a fusão do Ferroviário com o Britânia e o Palestra Itália, a Vila Capanema se tornou a casa do Colorado Esporte Clube. Ao contrário de seus antecessores acostumados com os títulos, a nova equipe conquistou apenas uma vez o Campeonato Paranaense, em 1980. Título dividido com o antigo Cascavel após uma confusão de regulamento.
E a partir de 1990, o Durival Britto e Silva é a casa do Paraná Clube, criado em outubro de 1989 a partir da fusão entre Colorado e Pinheiros.
Reformas e modernização
Ao longo dos anos, a Vila Capanema passou por diversas reformas para se adequar às exigências modernas do futebol. Em 2006, o estádio foi reaberto após quatro anos de reformas, aumentando sua capacidade para cerca de 20 mil pessoas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!