Uma das maiores rivalidades do futebol nacional, sem dúvida alguma, é entre Corinthians e Palmeiras. A tal ponto que os corintianos mais fanáticos nem pensam em usar verde no dia a dia. Mas, por ironia do destino, a primeira conquista da história do alvinegro foi justamente no estádio do rival.
Porém, no ano do título, em 1914, o estádio não pertencia ao Palmeiras, que tinha acabado de ser fundado e se chamava Palestra Itália. Nem os maiores videntes poderiam prever o tamanho da rivalidade que iria se instaurar entre as equipes.
Os jogadores do Corinthians em pé (da esquerda para a direita): Américo, Peres, Amilcar, Apparício e Neco – Agachados: Police, Bianco, César, Fúlvio, o goleiro Sebastião e Casimiro Gonzalez, antes da partida contra o Internacional-Capital, válida pelo Campeonato Paulista 1914.
O título de campeão paulista de 1914 chegou ao Timão com uma campanha irretocável: dez vitórias em dez partidas. E a coroação veio com uma partida de antecedência, contra o Campos Elyseos, no que viria a ser o estádio de seu maior rival. O alvinegro emplacou uma goleada de 4 a 0 e ergueu levou sua primeira taça, no gramado do Parque Antarctica.
Aquele Campeonato Paulista contou com sete equipes: Corinthians, Campos Elyseos, Germânia, Internacional, Luzitano, Minas Gerais e Hydecroft. Este último era da cidade de Jundiaí e foi o primeiro time a representar o interior na história do estadual.
O Palmeiras só foi adquirir o Parque Antarctica em 1920, seis anos após a sua fundação e ao primeiro título de seu futuro maior rival.