O que era para ser apenas a festa de aniversário de 18 anos do atacante Lamine Yamal se tornou uma denúncia. A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) acusa o jogador do Barcelona de ter contratado pessoas com nanismo para o evento, algo proibido na Espanha.

A ADEE publicou uma nota oficial condenando a ação e anunciando medidas legais. Segundo a associação, o uso de pessoas com nanismo para entretenimento “desrespeita sua dignidade e contraria princípios éticos e a legislação de uma sociedade que preza pela igualdade e pelo respeito.”
“A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa (…) Durante o aniversário do jovem jogador de futebol, figura de destaque do esporte espanhol, pessoas com nanismo foram contratadas exclusivamente para fins de entretenimento e atividades promocionais“, diz parte da nota.
COMUNICADO OFICIAL | La Asociación de Personas con Acondroplasia y Otras Displasias Esqueléticas con Enanismo denuncia la contratación de personas con enanismo como entretenimiento en la fiesta de Lamine Yamal.
— Asociación ADEE (@adee_esp) July 13, 2025
Actuaremos por la vía legal y social.https://adee.es/actualidad/la-asociacion-adee-denuncia-publicamente-la-contratacion-de-personas-con-enanismo-en-la-fiesta-de-18-anos-de-lamine-yamal-y-anuncia-acciones-legales/
Investigação solicitada
De acordo com o jornal espanhol Marca, o Ministério dos Direitos Sociais solicitou ao Ministério Público da Espanha uma investigação sobre a festa do atacante.
+ Briga generalizada e spray de pimenta: jogo de futsal no PR termina em confusão; vídeo
O departamento solicitou a investigação para saber se pessoas com nanismo foram menosprezadas na festa de 18 anos do atleta.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!