Maringá - De volta à elite do futebol estadual, o Galo Maringá chega com moral para a disputa do Campeonato Paranaense. Em apenas quatro anos de existência, o clube do Noroeste do estado, ex-Aruko, conquistou de forma invicta a Segundona Sanepar 2025.

Galo Maringá Paranaense
Galo ergueu sua primeira taça em apenas quatro anos de história. (Foto: Fernando Teramatsu/FPF)

História do Galo Maringá tem raízes no Japão

O clube foi fundado em 2020 pelo ex-jogador Alex Santos, que disputou duas Copas do Mundo pelo Japão. O nome Aruko é o mesmo de uma empresa do país asiático, antiga parceira do projeto maringaense. Quando a colaboração japonesa chegou ao fim, o Aruko optou pela troca de nome para não pagar o uso pela marca internacional.

Desde 2024, a agremiação abraçou o nome e o escudo do Galo Maringá – fundado em 2005, o Galo disputou o Campeonato Paranaense em 2007 e 2008, quando também participou da Série C do Campeonato Brasileiro e encerrou suas atividades por problemas econômicos.

+ Quais são os times que vão jogar a primeira divisão do Campeonato Paranaense 2026?

Willie Davids, a casa do Galo Maringá

O Estádio Regional Willie Davids, um dos palcos mais tradicionais do futebol paranaense, recebe os jogos do Galo Maringá. A casa é compartilhada com o Maringá F.C, time que também disputa o Campeonato Paranaense. Localizado em Maringá, o estádio tem capacidade para 16.226 torcedores e costuma receber grandes públicos nas partidas.

estádio willie davids
Estádio Willie Davids. (Foto: Arquivo/PMM)

Título da Segundona premia projeto do novo Galo Maringá

 O Galo Maringá sobrou ao longo da disputa da Segundona Sanepar 2025, conquistando o título de maneira invicta. Na decisão, empate em 2 a 2 com o Foz do Iguaçu no jogo de ida, e vitória por 3 a 1 no confronto decisivo, disputado no Willie Davids.

Além de invicto, o Galo ainda teve a melhor defesa e o melhor ataque da competição. 

+ Federação divulga tabela do Paranaense 2026. Veja os confrontos

Expectativas para o Paranaense

De volta à elite do futebol paranaense, o Galo Maringá busca surpreender a dupla Athletiba e os demais times do interior do estado. A diretoria movimentou o mercado e trouxe reforços para a temporada 2026. O treinador é o mesmo: Rafael Sundermann, peça-chave para o sucesso na Segundona e o acesso.

“A expectativa é de muita ambição e ainda mais trabalho na preparação para transmitir e desenvolver os atletas com as ideias de jogo e continuar a evolução e a manutenção da filosofia de jogo do Galo Maringá”, destaca Sundermann.

O Galo Maringá estreia no Campeonato Paranaense no dia 7 de janeiro, diante do São Joseense. A partida está marcada para o Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui