Mais uma vez a rivalidade entre torcedores do Coritiba e do Athletico Paranaense ultrapassou os limites do campo e acabou em muita violência. O Athletiba de número 380 aconteceu com todas as entradas fechadas e vigiadas por seguranças, mas isso não impediu que os torcedores entrassem em confronto do lado de fora e em vários pontos de Curitiba e região. Ao longo do dia, foram registradas várias brigas, que acabaram com pelo menos quatro feridos. Ninguém foi preso.

Essa foi a primeira vez na história que o clássico aconteceu com arquibancadas vazias. A decisão, tomada pela Federação Paranaense de Futebol, seguiu recomendação do Ministério da Saúde por causa da pandemia do coronavírus. Mesmo sem nenhum torcedor lá dentro, muita gente foi apoiar o Coritiba do lado de fora do estádio e o time verde e branco ganhou a partida: o placar fechou em 4 a 0.

Desde o começo do dia, muitas brigas foram registradas. As confusões aconteceram aos arredores do Couto Pereira, onde o clima esquentou entre as torcidas organizadas do próprio Coritiba e foi preciso que a polícia agisse para acalmar os ânimos, mas também em pontos da Linha Verde, no Bairro Alto, e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A confusão na Linha Verde aconteceu antes da partida e acabou em pancadaria. As faixas da rodovia chegaram a ser fechadas para o trabalho de dispersão feito pela Polícia Militar. Para acabar com a confusão, os PMs tiveram que usar até bombas de efeito moral e dispararam alguns tiros de balas de borracha. Dessa confusão, duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Evangélico. Nenhum torcedor foi preso.

briga torcedores linha verde
Foto: Reprodução/Internet.

Pancadaria na RMC

O mais grave da confusão aconteceu em São José dos Pinhais, na RMC. Por lá, torcedores que estavam concentrados numa casa do bairro Cidade Jardim teriam sido atacados com pedras por um grupo que torcia pelo Athletico Paranaense, que estariam armados com barras de ferro e facões.

O ataque originou a confusão depois que os torcedores do Coritiba descobriram onde estava o grupo que os atirou pedras e aí começou uma briga generalizada, com várias pessoas feridas. Um dos torcedores teria saído da confusão com um dos dedos decepados e outro levou golpes de facão e pedradas na cabeça. Não se sabe o estado de saúde destas pessoas, que foram por conta própria procurar ajuda em hospitais.

Veja algumas imagens dos torcedores na internet, o primeiro da confusão em São José dos Pinhais e o segundo na Linha Verde:

https://twitter.com/JoneBravo3/status/1239279189762719744

Sem feridos

Além destas duas confusões, outra briga foi registrada na Rua Mariano Torres, no Centro de Curitiba, mas quando os PMs chegaram os torcedores já tinham dispersado. Nesta quarta situação ninguém ficou ferido, pelo menos não que se tenha registrado oficialmente. Após a partida, segundo a Polícia Militar, não houve nenhum registro de confusão.