A máxima de que a concorrência é saudável no mundo dos negócios nunca fez tanto sentido na história da televisão brasileira, como hoje. Passamos por um momento de quebra de paradigmas, em que a divergência de opiniões e pontos de vista começa a acontecer de maneira saudável. Isso é excelente, já que a amplitude de audiência de emissoras que antes não representavam “ameaça”, fortalece o mercado e dá origem a novas empresas. Concorrer é benéfico, já que se cria em torno disso a necessidade de criar novas formas de atingir e interagir com o público.

Um exemplo claro disso que estamos vivendo neste ano, é a exibição dos Jogos Olímpicos de Londres que, pela primeira vez estão sendo transmitidos com exclusividade pela Rede Record, tirando da mão da outra emissora, anos de monopólio nesse quesito. E, assim como nos Jogos Panamericanos e nas Olimpíadas de Inverno, a Record oferece aos seus telespectadores uma nova forma de enxergar o evento olímpico de Londres. A nossa divulgação é íntegra, pois temos o interesse de mostrar ao telespectador os jogos em sua plenitude, sem cortes e sem escolhas que menosprezem modalidades menos conhecidas pelo público. Aliás, aí está o nosso mote principal, queremos que todos que nos assistem possam ter acesso e conhecer um pouco melhor as modalidades menos comentadas, de forma democrática.

Com a experiência dos outros eventos esportivos que exibimos também com exclusividade, pudemos perceber que há uma forte adesão por parte do público, da nossa forma ousada de transmissão. Vamos além do que o público espera. Ou melhor, oferecemos exatamente o que eles esperam, mas não sabiam ainda que era possível, já que foram acostumados a acompanhar eventos desse porte em partes, assistindo apenas aqueles esportes mais rentáveis para a emissora.
Pois, para nossa grata surpresa, há grande aceitação do público em nossa forma de exibir esses eventos esportivos. Entendemos que eventos com o porte dos Jogos Olímpicos de Londres merecem destaque compatível a sua representação no cenário esportivo mundial. O telespectador merece isso e é pensando neles que nós da RIC TV Record trabalhamos diariamente.

Queremos ser uma opção para o público. É por isso que criamos nosso próprio estilo de comunicar, pois entendemos que nenhum tipo de monopólio ou oligopólio pode ser salutar para a sociedade. Somos diferentes e independentes. Não queremos ser iguais, pelo contrário. Temos nosso próprio jeito de fazer comunicação e temos feito tão bem o nosso papel, que o nosso crescimento exponencial em audiência comprova a certeza de que estamos no caminho certo. Todo esse movimento de melhoria é, sem dúvida, fruto da concorrência – aquela saudável que comentei no princípio.

O Grupo RIC tem focado cada vez mais na qualidade dos seus produtos, pois sabemos o quão importante é oferecer o que há de melhor na programação e na informação da televisão brasileira, aos nossos telespectadores.

Leonardo Petrelli é vice-presidente do Grupo RIC Paraná