Curitiba - Não é de hoje que o calendário do futebol brasileiro é tema das entrevistas de diversos técnicos. Com Mozart, do Coritiba, não foi diferente. E o treinador não poupou críticas às mudanças definidas pela CBF para 2026.

Técnico Mozart, do Coritiba.
Técnico Mozart, do Coritiba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

A última rodada da Série B será no dia 22 de novembro. Pouco mais de um mês e meio, o Coxa já vai voltar a campo para a estreia no Campeonato Paranaense de 2026, que começa no dia 7 de setembro. E se confirmar o acesso, no dia 28 de janeiro já entra em campo pelo Brasileirão., ou seja, 60 dias após encerrar a temporada.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

“Só entende de um clube de futebol quem tá no chão de fábrica. Existe muita teoria, muita história, muito achismo… quem define essas datas não tem a mínima ideia do trabalho que é uma comissão técnica. O que eu posso falar pra você sobre ter jogo dia 7 de janeiro?”, declarou.

Pré-temporada curta e muitos jogos

O acúmulo de jogos também é uma preocupação do técnico Mozart. Considerando que a Série B não parou no meio do ano por conta da Copa do Mundo de Clubes, ao contrário da Série A, os times terão que dar 30 dias de férias ao final do ano.

+ Jogador do Coritiba se defende e nega ter sido xenofóbico contra expulso do Botafogo-SP

Ou seja, os quatro clubes que subirem, terão que se apresentar entre natal e ano-novo, com menos de 15 dias para uma pré-temporada e logo depois estrear no principal torneio, que é o Brasileirão.

+ Coritiba chega a 17 jogos sem sofrer gols na Série B e repete ‘segredo’ de Mozart

“Cobram desempenho, intensidade, um monte de coisa… Eu tive a oportunidade de jogar 12 anos fora do país, e o Brasil é o único que tem estadual. Realmente não é uma tarefa simples montar um calendário em um país que tenha quatro meses de estadual. Jogar 7 de janeiro com certeza tá longe do ideal, depois de uma temporada tão difícil“, concluiu.

Novo calendário “ajudou” o Coritiba

O Coxa pode ser beneficiado com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Sem participação garantida no torneio, por não ter ficado entre os quatro primeiros do Paranaense, o Alviverde precisaria ser campeão ou da Série B, ou da Taça FPF, ou torcer para que o Athletico conquistasse a segunda divisão.

Porém, com a mudança, agora os 20 clubes da Série A estão confirmados na Copa do Brasil, todos entrando diretamente na quinta fase. Ou seja, os quatro times que conquistarem o acesso automaticamente se classificam para o torneio mata-mata nacional. Em outras palavras, garantindo o acesso, o Coritiba confirma a vaga.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.