Quando o assunto é futebol, é impossível não mencionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para quem acompanha o esporte, seja em arquibancadas ou em transmissões, entender o significado da sigla é fundamental, mas afinal, o que significa CBF e qual o papel no futebol brasileiro?

Imagem da sede da CBF.
A CBF também seleciona jogadores e representa o Brasil em competições oficiais internacionais. (Foto: Reprodução/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai além de estampar em camisas da Seleção Brasileira ou de organizar coletivas de imprensa. A entidade regula, organiza e representa de maneira oficial o futebol brasileiro.

O que significa CBF?

A sigla CBF significa Confederação Brasileira de Futebol, entidade responsável pela administração do esporte no país. A entidade foi criada em 1979, depois de uma reestruturação da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD). 

Ela organiza e fiscaliza todas as competições nacionais de futebol, além de representar o Brasil em órgãos internacionais como a FIFA e a Conmebol, incluindo a Seleção Brasileira em todas as categorias, desde o sub-15 ao profissional, tanto no masculino quanto no feminino.

A CBF também fica responsável pelos programas de capacitação de árbitros e treinadores. É a entidade que elabora o calendário oficial do futebol no Brasil, decidindo as datas das principais competições.

Imagem da sede da CBF.
A CBF também negocia os direitos de transmissão e patrocínios. (Foto: Reprodução/CBF)

Como a CBF organiza o futebol no Brasil?

Além de organizar os campeonatos, a CBF também é responsável por estabelecer as diretrizes para a prática do futebol no país. 

O Campeonato Brasileiro, na Série A, na Série B, na Série C e na Série D, e a Copa do Brasil são exemplos de competições organizadas pela CF, que também é responsável pelo futebol feminino, divisões de base e o futsal.

A CBF também funciona como a ponte oficial entre os clubes brasileiros e as entidades internacionais, garantindo a inscrição de times em torneios como a Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de cuidar da preparação da Seleção Brasileira em grandes competições, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Polêmicas recentes da CBF

Recentemente, o ex-atacante Ronaldo Nazário, o Fenômeno, anunciou que desistiu de se candidatar à presidência da CBF. O craque afirmou que as federações se recusaram a recebê-lo, alegando estarem satisfeitos com a gestão atual.

A arbitragem também vem causando polêmicas. Após diversas reclamações, a CBF anunciou que os árbitros e assistentes da Série A passariam por um treinamento intensivo com atividades práticas no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).

*Com supervisão de Daniela Borsuk

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.