Há 26 anos, em 15 de julho de 1994, Roberto Carlos e Maurílio fizeram os gols da vitória do Palmeiras sobre o Dínamo de Moscou por 2 a 1. A vitória garantiu ao Alviverde o título da primeira Copa Lev Yashin, batizada em homenagem ao lendário goleiro da União Soviética.

Enquanto a Seleção Brasileira estava nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo, o Verdão fez uma excursão a Rússia. A viagem foi um sucesso para os brasileiros, que também bateram o Spartak Moscou por 2 a 0 pelo mesmo torneio quadrangular. Foram mais três amistosos com outras três vitórias.

Taça da Copa Lev Yashin vencida pelo Palmeiras em 1994 (Foto: Divulgação/Palmeiras)

“Mesmo com alguns problemas, nada tirava a beleza das cidades, principalmente de Moscou. Muito bonita. Praticamente só jogávamos e voltávamos para o hotel, então não conseguia ver muita coisa. Mas tem um fato curioso. Me lembro de ter visto filas e mais filas em Moscou, muito vazia, para a inauguração da primeira loja do McDonald´s ali ou no próprio país, algo assim. Foi onde vi mais gente. Todos atrás de um sanduíche”, contou o atacante.

Dentro de campo, os palmeirenses deram uma mostra do futebol campeão brasileiro em 1993. Após sair atrás do placar com gol contra de Antônio Carlos, o Verdão se lançou à frente e teve boas chances para marcar. O empate veio dos pés de Roberto Carlos, que cobrou falta da intermediária com força característica e acertou o ângulo esquerdo da meta russa.

O lateral então passou de artilheiro para garçom e serviu Maurílio com cruzamento pela esquerda. O atacante ficou na cara do gol e só precisou dar um toque sutil para marcar.

O Alviverde jogou com: Fernández, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Amaral e Edílson; Maurílio, Evair e Jean Carlo.