Curitiba - Nesta quinta-feira (06), a partir das 20h, na sessão do pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), o Paraná será julgado por causa das seis substituições realizadas pelo clube no jogo contra o FC Cascavel, pela sexta rodada do Estadual. Por ordem do tribunal o resultado do jogo, que terminou sem gols, não foi homologado pela Federação Paranaense de Futebol, depedendo do resultado do julgamento.

Segundo a denúncia presente na pauta do TJD-PR, existe a possibilidade de “no mérito, a reversão do resultado da partida realizada em 29/01/2025 entre PARANA CLUBE e FC CASCAVEL, atribuindo a vitória ao FC CASCVEL, somando a totalidade de três pontos na tabela do campeonato Paranaense, com fulcro no artigo 84, I do CBJD”.
Diante disso, está em jogo a presença do Tricolor na zona de rebaixamento do Estadual. Caso o tribunal opte por dar a vitória para o FC Cascavel, o Paraná ficaria com apenas seis pontos na classificação, em 11º lugar e dentro da ZR. Já a equipe do interior chegaria a 14 pontos, pulando de oitavo para quarto lugar.
Existe ainda a possibilidade do jogo ser anulado e feito novamente, mas o FC Cascavel já disse que é contra essa decisão, que na teoria privilegiaria o infrator.
O número máximo permitido nos jogos é de cinco substituições. Somente em situações de concussão ou prorrogação é permitida uma sexta substituição, o que não ocorreu neste caso.
O que diz todas as partes envolvidas no caso
TJD-PR
Rafael Humberto Galle, Procurador do TJD-PR falou em entrevista ao GE sobre o caso “Considerando o que nos traz a legislação desportiva, caso o Cascavel entenda que foi prejudicado e ingresse com uma impugnação da partida no prazo de dois dias da ocorrência do fato isso será analisado no Tribunal. São várias as consequências deste tipo de erro. Uma delas é a anulação da partida. Havendo, ela terá que ser realizada novamente. O resultado pode ser diferente do resultado que ocorreu agora”, admitiu.
Cascavel
Em nota ofical o FC Cascavel se manifestou:
“O FUTEBOL CLUBE CASCAVEL, vem, por meio desta nota oficial, manifestar sua indignação em relação ao fato ocorrido na partida de ontem (29/01) contra o Paraná Clube, válida pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense da 1ª divisão de 2025.
Em síntese o clube mandante em completo desrespeito à norma regulamentar realizou seis substituicoes de atletas na partida, sendo que a sexta, pode ensejar uma impugnação de partida com alteração de resultado ou ainda discutir a irregularidade do atleta que entrou no campo, por não ter condição de jogo naquele momento. Além disso, fere-se claramente a isonomia da competição. Esclarece-se, ainda, que a referida substituição não enquadra-se nas hipóteses permitidas regularmente.
Além disso, é de importante lembrança, o fato ocorrido com nosso clube no Campeonato Paranaense de 2021. O clube foi punido por descumprimento ao regulamento, inclusive em partida disputada contra o Paraná Clube, ao relacionar na súmula, o 3º goleiro, que possuía contrato de vínculo não profissional (“amador”) e até então não era permitido. Cabe ressaltar ainda, que o atleta apenas foi relacionado e não entrou em campo, isto é, ele não jogou. E, neste caso o Tribunal não poupou a aplicação da Lei e o clube foi punido com a perda de 06 (seis) pontos.
Portanto, o Futebol Clube Cascavel comunica, que, já está tomando as providências cabíveis juntamente ao seu Departamento Jurídico e também aguarda a correta aplicação da Lei competente e Regulamento vigente, assim como realizado em 2021.
Reiteramos nosso compromisso em sempre agir em defesa dos direitos de nosso clube e também sempre prezar pelo respeito as regras do futebol.”
Paraná Clube
O Tricolor não se manifestou oficialmente, somente em coletiva após a partida o técnico Tcheco falou sobre receber seis papéis para substituição: “Geralmente o quarto árbitro e o delegado da partida entregam os papéis (das substituições) para a comissão técnica. Foram passados seis papéis. Temos nossa responsabilidade e a arbitragem também. Quando faço as substituições, pergunto quantas restam e vamos de acordo com os papéis. Não vem um por um, ficam todos grudados. Não nos atentamos, não quero tirar nossa responsabilidade, mas devido ao número de papéis realizamos essa operação”, afirmou.
Nota Federação Paranaense
A FPF também se manifestou em nota:
“A Federação Paranaense de Futebol esclarece que, mesmo diante do grave equívoco cometido na partida Paraná Clube X Cascavel, válida pela 6° rodada da primeira divisão do Campeonato Paranaense 2025, em que foram realizadas seis substituições pela equipe mandante, sendo que apenas cinco trocas são permitidas, por força da Legislação Desportiva Brasileira (CBJD), não cabe à FPF a decisão de anular ou impugnar o jogo em questão. Compete aos clubes interessados o direito de apresentarem um eventual pedido de impugnação da partida ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).
Apesar disso, a FPF informa que prontamente se mobilizou para tomar as medidas que lhe cabem e que está empenhada em esclarecer e resolver a questão o mais rápido possível.” A equipe de arbitragem que participou do jogo foi afastada pela Federação por tempo indeterminado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!