O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram na noite da última segunda (15), os vencedores do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que selecionou o melhor projeto de arquitetura para a criação da nova base brasileira no continente. O Escritório Estúdio 41, de Curitiba, foi premiado com o primeiro lugar e terá seu projeto contratado, além de um prêmio de R$ 100 mil.
O responsável pelo trabalho é o arquiteto Fábio Henrique Faria, tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro.
O concurso nacional foi promovido pela Marinha do Brasil e contou com 109 equipes inscritas e 74 trabalhos entregues.
A previsão é que o processo licitatório para a execução do projeto termine no fim deste ano. O lançamento da pedra fundamental da estação está previsto para o próximo verão antártico. A expectativa é de que as operações na nova estação sejam iniciadas até março de 2015.
Com uma área total em torno de 3,2 mil m², a estação será reconstruída no mesmo local onde estava a anterior, com um investimento na ordem de R$ 72 milhões. A capacidade estimada é de 64 pessoas durante o verão e de 34 no inverno. A estação abrigará uma população formada por militares da Marinha e pesquisadores. Os civis, de maneira geral, permanecem em pesquisas por períodos de 30 dias, durante o verão antártico, que vai de novembro a março. Já os militares ficam na estação durante um ano para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, prover a manutenção das instalações e manter, permanentemente, a presença brasileira no continente. Eventualmente, a estação também recebe visitantes brasileiros e estrangeiros.