Curitiba - Contratado por empréstimo junto ao Vasco no começo do ano, o zagueiro Maicon deu a volta por cima no Coritiba. Aos 37, o defensor chegou sob desconfiança da torcida e se tornou referência e titular absoluto da equipe de Mozart, sendo fundamental na briga pelo acesso.

Maicon, zagueiro alviverde. (Foto: JP Pacheco/ Coritiba)

Apesar da experiência ser importante, muitos torcedores do Coxa questionaram se Maicon conseguiria aguentar o ritmo de uma Série B. E o zagueiro não só vem dando conta, como faz sua segunda temporada com mais jogos desde 2019, com 29 partidas, ficando atrás apenas do ano passado, quando atuou em 39 jogos. Números que só não são maiores por conta de uma lesão muscular sofrida logo nos primeiros minutos da estreia com a camisa coxa-branca.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Faltando apenas cinco rodadas para o fim da competição, caso atue em todos, esta será a sua segunda temporada com mais partidas disputadas na carreira desde 2018, algo que chama atenção do técnico Mozart.

+ Veja as possibilidades de acesso e rebaixamento na Série B após a 33ª rodada

Eu respeito muito jogadores com a carreira do Maicon, principalmente a longevidade (…) Um jogador que tem a carreira dele, com os clubes que ele passou, com 37 anos e jogando nesse nível, realmente você tem que exaltar“, disse o treinador após o clássico Atletiba.

O impacto de Maicon para o Coritiba

Principal pilar do trabalho de Mozart, a defesa do Coxa tem sido um dos grandes destaques da Série B. Dono do melhor sistema defensivo da competição, o time mostra ainda mais consistência com Maicon em campo.

+ Coritiba não sabe o que é perder com um a menos na Série B

Em 27 partidas disputadas com o zagueiro, o Alviverde soma 14 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 64% dos pontos. Nesse período, sofreu apenas 12 gols, média de 0,44 por jogo.

Além disso, de acordo com o treinador algo que chama atenção em Maicon é a influência em jogadores mais jovens, caso de Tiago Cóser, de 21 anos e que joga na mesma posição.

“Ele está tendo uma contribuição, inclusive, com jogadores mais jovens. Ele lidera pelo exemplo, a carreira que ele teve consegue contribuir com os jogadores mais jovens, com Cóser, Aquino…“, disse Mozart.

Números do zagueiro

O Coritiba não sofreu gols em 15 partidas nas quais Maicon estava em campo. Além disso, o jogador vence 63% das disputas de bola, e tem um aproveitamento de 62% em duelos aéreos, segundo o Sofascore.

+ Atletiba registra melhor público do Coritiba e segundo maior do futebol paranaense em 2025

A saída de bola também é um diferencial do defensor, que acerta 87% dos passes, com 94% de aproveitamento em passes no próprio campo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.