
A reportagem que levou o 1º lugar foi ao ar no jornal Paraná no Ar e mostrou como um jogo de realidade virtual é usado para o treinamento de eletricistas; assista!
A RICTV Curitiba | Record PR venceu nesta quarta-feira (19), na categoria engenharias, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa. A solenidade de entrega da premiação ocorreu no Palácio Iguaçu.
A reportagem que levou o primeiro lugar foi ao ar no jornal Paraná no Ar, no dia 1º de maio de 2018, e mostrou como um jogo de realidade virtual é usado para o treinamento de eletricistas que atuam em linhas energizadas. (Assista abaixo)
A equipe responsável pela matéria jornalisticas foi: a produtora Paula Girardi, a jornalista Gislene Bastos, os cinegrafistas Clemar Malmann e Diogo Cordeiro, a editora Fernanda Reis e o editor de imagens Samuel Rocha.

Assista à reportagem vencedora do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa:
Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa
O prêmio foi instituído em 1986 pelo governador José Richa como reconhecimento e estímulo a pesquisadores e inventores do Estado do Paraná, e é promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“Este prêmio é uma das formas de reconhecimento do Governo do Estado com o importante trabalho realizado por todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para o avanço da Ciência e Tecnologia no Paraná. Além de estimular o aumento da produção científica e tecnológica”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.
Duas áreas são premiadas a cada ano, em um sistema de rodízio. São avaliados projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, e Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias. Até o momento mais de 100 pessoas, entre cientistas, professores, estudantes e, mais recentemente, inventores e jornalistas que também passaram a participar da disputa, foram agraciados com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.
Em 2018, foram recebidas e efetivadas 71 inscrições nas categorias pesquisador, pesquisador extensionista, inventor independente, estudante de graduação e jornalista nas áreas do conhecimento Engenharias e Ciências Biológicas.