Curitiba - Nada mais emblemático para a primeira etapa em Curitiba do STU National, principal competição do skate no Brasil, do que ter um campeão da casa. E a festa foi completa neste domingo (27), no Complexo Esportivo Tarumã. O skatista curitibano e medalhista olímpico Augusto Akio, o Japinha, fez as honras da casa e conquistou o título da modalidade Park em uma final eletrizante, decidida apenas na sua última volta.

Augusto Akio agradeceu o apoio da torcida. Foto: Pablo Vaz/STU

Com o apoio da torcida, Akio precisava de uma grande nota para superar o ítalo-brasileiro Rafael Tomé. E ele entregou. Com uma volta limpa e segura, cravou a nota 93,03 e fez o público explodir em comemoração. Tomé ficou com a prata (91,83), e o pódio teve dobradinha curitibana com Gui Khury, de apenas 15 anos, garantindo o bronze (90,19).

“Estava em terceiro lugar e só consegui uma grande volta mesmo na última vez que fui para a pista. Por eu ser um representante local, muita gente veio aqui me ver, e agradeço pela força e energia que passaram. É uma grande conquista pessoal”, desabafou Akio após a vitória.

Jovem prodígio e veterana olímpica no pódio

Na disputa feminina do Park, o título ficou com um fenômeno de apenas 13 anos. A paulista Helena Laurino, que volta para as aulas do oitavo ano nesta semana, mostrou maturidade de gente grande para vencer. Com a nota 85,69, ela superou por décimos Flavia Haraguchi (85,33). A atleta olímpica Yndiara Asp completou o pódio (81,79).

+ Confira as notícias do esporte no RIC.com.br!

Heleninha tem um carinho especial pela pista de Curitiba, onde foi campeã brasileira amadora em 2023. “Fiquei muito feliz porque consegui acertar todas as manobras que planejei. Essa é a pista que mais gosto no Brasil”, comemorou a jovem, que agora lidera o ranking nacional.

No Street, mais skate de alto nível e novos nomes

As disputas na modalidade Street também coroaram seus campeões no domingo. No masculino, o paulista Gabryel Aguilar confirmou o favoritismo e o bom momento, garantindo o título com a nota 91,30 e mantendo a liderança do ranking. A vitória veio no detalhe, superando Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, que marcou 90,85.

Já no feminino, a surpresa ficou por conta de Duda Ribeiro. Aos 15 anos, a skatista de Maricá (RJ) conquistou seu primeiro título em uma etapa do STU National, com a nota 78,55. Ela garantiu vaga no circuito principal após vencer o STU On Tour 2024, um campeonato que começa no mundo virtual.

Paraskate

A etapa de Curitiba também foi um marco para o Paraskate. Na pista, o grande campeão da modalidade Street foi Felipe Nunes, que já liderava o ranking nacional. O pódio foi completado por Kauê Augusto e David Soares. O evento teve também anúncio oficial – o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, anunciou ainda que a pasta do Paradesporto em Curitiba ganhará status de departamento próprio, sendo ainda mais valorizada.