Curitiba - Nada mais emblemático para a primeira etapa em Curitiba do STU National, principal competição do skate no Brasil, do que ter um campeão da casa. E a festa foi completa neste domingo (27), no Complexo Esportivo Tarumã. O skatista curitibano e medalhista olímpico Augusto Akio, o Japinha, fez as honras da casa e conquistou o título da modalidade Park em uma final eletrizante, decidida apenas na sua última volta.

Com o apoio da torcida, Akio precisava de uma grande nota para superar o ítalo-brasileiro Rafael Tomé. E ele entregou. Com uma volta limpa e segura, cravou a nota 93,03 e fez o público explodir em comemoração. Tomé ficou com a prata (91,83), e o pódio teve dobradinha curitibana com Gui Khury, de apenas 15 anos, garantindo o bronze (90,19).
“Estava em terceiro lugar e só consegui uma grande volta mesmo na última vez que fui para a pista. Por eu ser um representante local, muita gente veio aqui me ver, e agradeço pela força e energia que passaram. É uma grande conquista pessoal”, desabafou Akio após a vitória.
Jovem prodígio e veterana olímpica no pódio
Na disputa feminina do Park, o título ficou com um fenômeno de apenas 13 anos. A paulista Helena Laurino, que volta para as aulas do oitavo ano nesta semana, mostrou maturidade de gente grande para vencer. Com a nota 85,69, ela superou por décimos Flavia Haraguchi (85,33). A atleta olímpica Yndiara Asp completou o pódio (81,79).
Heleninha tem um carinho especial pela pista de Curitiba, onde foi campeã brasileira amadora em 2023. “Fiquei muito feliz porque consegui acertar todas as manobras que planejei. Essa é a pista que mais gosto no Brasil”, comemorou a jovem, que agora lidera o ranking nacional.
No Street, mais skate de alto nível e novos nomes
As disputas na modalidade Street também coroaram seus campeões no domingo. No masculino, o paulista Gabryel Aguilar confirmou o favoritismo e o bom momento, garantindo o título com a nota 91,30 e mantendo a liderança do ranking. A vitória veio no detalhe, superando Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, que marcou 90,85.
Já no feminino, a surpresa ficou por conta de Duda Ribeiro. Aos 15 anos, a skatista de Maricá (RJ) conquistou seu primeiro título em uma etapa do STU National, com a nota 78,55. Ela garantiu vaga no circuito principal após vencer o STU On Tour 2024, um campeonato que começa no mundo virtual.
Paraskate
A etapa de Curitiba também foi um marco para o Paraskate. Na pista, o grande campeão da modalidade Street foi Felipe Nunes, que já liderava o ranking nacional. O pódio foi completado por Kauê Augusto e David Soares. O evento teve também anúncio oficial – o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, anunciou ainda que a pasta do Paradesporto em Curitiba ganhará status de departamento próprio, sendo ainda mais valorizada.