Curitiba - Uma das principais atrações da etapa de Curitiba do STU National, nesta semana, se sentirá totalmente em casa na pista do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Tarumã. A skatista Maria Almeida, de 18 anos, chega à capital paranaense como líder do ranking brasileiro de Street feminino, após um título em Criciúma (SC) e um terceiro lugar em Florianópolis (SC) nas etapas anteriores.

Maria Almeida, atleta do skate.
Maria Almeida é uma das estrelas do STU em Curitiba. Foto: Pablo Vaz/STU

Apesar de ter nascido em Lauro de Freitas, na Bahia, é em Curitiba que a história de Maria com o skate começou. A atleta defende a bandeira do Paraná nas competições e tem na cidade sua principal base de treinos e sua residência há seis anos, o que torna a disputa desta semana ainda mais especial.

Da Bahia para o skate no Tarumã

A conexão de Maria Almeida com Curitiba começou no final de 2019, quando sua mãe decidiu se mudar para a capital paranaense, onde uma tia já morava. Maria, então com 12 anos, veio junto. Foi só no ano seguinte, em 2020, que ela teve o primeiro contato com o carrinho, iniciando uma paixão que mudaria sua vida.

+ Confira as notícias do esporte no RIC.com.br!

“Amo muito a cidade em que nasci, Lauro de Freitas, em Salvador, na minha Bahia. Amo demais, mas confesso que também amo Curitiba, porque é onde conheci o esporte e comecei a andar de skate. E me apaixonei. Gosto de falar que tenho duas casas”, conta a atleta.

Inspiração em Rayssa Leal

A porta de entrada para o esporte teve nome e sobrenome: Rayssa Leal. Maria Almeida conta que, aos 13 anos, se encantou ao assistir pela TV a performance da “Fadinha” nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. A admiração virou inspiração e, mais tarde, uma grande amizade.

“Foi por causa da Rayssa que comecei a andar de skate”, lembra Maria, que hoje recebe conselhos da amiga. “Ela sempre me disse: ‘Ergue a cabeça, não é um campeonato que vai definir quem você é. O que é seu está guardado e tudo que Deus proporcionar para você vai acontecer no momento certo’. E levo isso para minha vida”, revela. A aposta deu certo: seu primeiro grande título no STU veio no ano passado, em Porto Seguro (BA), e o segundo já nesta temporada, em Criciúma (SC).