Curitiba - Após a vitória por 2×0 sobre o Cuiabá, no Couto Pereira, na tarde deste domingo (22), que garantiu a permanência do Coritiba no G4 da Série B, o técnico Mozart concedeu entrevista coletiva. O treinador valorizou o desempenho da equipe na partida válida pela 13ª rodada.

Técnico Mozart, do Coritiba.
Técnico Mozart, do Coritiba. Foto: JP Pacheco/Coritiba

Além de enaltecer o resultado diante de um adversário direto, o treinador destacou pontos fundamentais que, segundo ele, vêm sustentando a boa campanha alviverde na competição.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Conquistamos uma vitória importante, contra um adversário duro em um confronto direto. Não tomamos gol, novamente, dentro da nossa casa”, ressaltou.

Para Mozart, o equilíbrio defensivo e a consistência do grupo têm sido determinantes. “É uma campanha, até agora, muito boa. Quero exaltar a entrega dos jogadores, o comprometimento deles, de quem inicia e quem entra. É uma junção de fatores. A função do treinador é ser um facilitador e quem executa, sempre, é o jogador”, completou.

+ “Pensava nos piores cenários possíveis”, admite o goleiro do Coritiba sobre lesão

O treinador também fez questão de reconhecer o papel do torcedor no momento da equipe coxa-branca, especialmente nos jogos no Couto Pereira.

“Exaltar também sempre a presença do nosso torcedor. Hoje acredito que somos a melhor média de público da Série B e é importante a presença e o apoio deles. Cabe sempre a nós termos desempenho para o torcedor continuar nos apoiando e acreditando”, afirmou.

+ Veja as datas e horários dos próximos jogos dos paranaenses na Série B

Treinador vê falhas apesar de vitória do Coritiba

Ao analisar o desempenho do time, Mozart reconheceu que o primeiro tempo poderia ter sido mais efetivo no setor ofensivo.

“Poderíamos ter finalizado um pouco mais no primeiro tempo. Tivemos pelo menos duas ou três chances na entrada da área que poderíamos ter terminado em gol, pelo menos finalizado”, avaliou.

+ Fair Play financeiro no futebol brasileiro: Athletico mostra apoio e Coritiba não se posiciona

Ele também destacou a dificuldade enfrentada diante do sistema defensivo do Cuiabá: “As equipes do [técnico] Guto [Ferreira] são muito duras de se enfrentar. Já enfrentei algumas vezes, são difíceis de penetrar na defesa. Tem pouco espaço, compactam bem o time, concedem poucos cruzamentos de fundo”, explicou.

O treinador também falou em relação as alterações e estratégias pensadas para a partida, que foram decisivas para a construção do resultado, segundo ele.

+ Novo Centro de Performance e Saúde é a novidade no Coritiba

“Sabíamos que teríamos que ter paciência, infiltrar na última linha e fazer nossas combinações. Mudei um pouco a estrutura para deixar o Josué pegando o jogo um pouco mais de frente, soltando um pouco mais o Zeca. Em alguns momentos deu certo, porém não terminávamos a jogada”, afirmou.

De acordo com o comandante alviverde, a bola parada foi fundamental. “O que desbloqueou o jogo foi uma bola parada, e tenho que dar o mérito pro Guila, pro Denis e pro Nascimento, que são os responsáveis pela jogada. Treinamos duas a três vezes na semana, porque é um momento do jogo que define muita coisa”, revelou.

+ Joel Santana recorda passagem pelo Coritiba e lamenta saída precoce: “Trabalho estava sendo bem feito”

Treinador do Coritiba com foco no acesso

Pensando na sequência do campeonato, Mozart reforçou que o objetivo do grupo é claro: o acesso. “Vamos lutar e batalhar todos os jogos, para colocar o Coritiba em seu devido lugar. Nosso objetivo é o acesso, apesar da caminhada ainda ser longa, estamos trabalhando para isso”, garantiu.

Já sobre as críticas que recebe relacionadas ao seu estilo de jogo em partidas fora de casa, o técnico respondeu. “Nós entramos em todos os jogos, independente se é em casa ou fora, para vencer. Podem ter certeza disso. Porém, cada jogo tem suas características e cada adversário tem suas particularidades. Acho que somos a segunda melhor campanha fora de casa, só o Goiás tem uma campanha melhor que a gente. Não me vejo tão retranqueiro assim”, finalizou.

Agora o Coritiba se prepara para enfrentar o Athletico, no próximo sábado (28), às 18h30, na Arena da Baixada, em clássico válido pela 14ª rodada da Série B.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!