A Coca-Cola é a marca mais lembrada na categoria Grande Empresa do Paraná. Com 6,5% das citações, a companhia norte-americana, que tem seus produtos produzidos e distribuídos pela franqueada Spaipa, ultrapassou a Copel na pesquisa Top of Mind Paraná, realizada pela Revista Amanhã e Instituto Bonilha. Trata-se de um salto surpreendente, já que, até o ano passado, a centenária marca de bebidas ocupava apenas a quarta colocação do ranking, com 3,8% das menções.
A Coca-Cola é a terceira marca a desbancar a hegemonia da Copel – que, das 18 edições, foi campeã por doze vezes. Antes da fabricante de refrigerantes, apenas a francesa Renault, em 1999 e 2000, e a catarinense Sadia, em 2010, tinham conquistado a proeza (em 1995, início da pesquisa, ganhou o Bamerindus e, no ano seguinte, a Volvo).
Entre as cinco mais lembradas, da categoria Grande Empresa, estão ainda, em ordem: Copel, Sadia, Coamo e Muffato.
LANÇAMENTO
Os vencedores do Top of Mind | As Marcas do Paraná foram anunciados na manhã desta quinta-feira (29), em coletiva de imprensa, realizada na Estação Business School, no shopping Estação. A apresentação e análise dos resultados foi conduzida por Eugênio Esber, diretor de redação da Revista AMANHÃ; Rogério Bonilha, diretor geral do Instituto Bonilha, e Sabrina Campano, diretora da Zoom Pesquisas, que atuou no trabalho de campo.
Os dados completos da pesquisa, com gráficos, reportagens especiais e entrevistas estão publicados na edição de dezembro da Revista Amanhã, que estará disponível nas principais livrarias e bancas do país a partir da próxima semana.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Na noite desta quinta-feira (29), a Revista AMANHÃ realizará um jantar de premiação das empresas e dos profissionais que se destacaram na edição 2012 da Pesquisa Top of Mind Paraná. O evento, que além dos vencedores reunirá executivos que atuam na área de marketing, branding e comunicação, terá início às 19h, no Centro de Eventos CIETEP – Átrios (Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba).
SOBRE O TOP OF MIND | AS MARCAS DO PARANÁ
Realizado desde 1995 pela Revista AMANHÃ e Instituto Bonilha, o Top of Mind é um levantamento das marcas mais lembradas pelo consumidor paranaense e engloba não apenas as grifes de produto de consumo, mas também nomes de serviços, de veículos de comunicação e de profissionais de mídia.
Por meio de questionários espontâneos, com questões abertas, o entrevistado menciona o primeiro nome ou marca que lhe vem à cabeça, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram realizadas, ao todo, mil entrevistas, entre os dias 25/9 e 5/10, em regiões onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores. O método da pesquisa é quantitativo e seu universo é constituído por pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos, pertencentes a distintos grupos socioeconômicos.
OUTROS DESTAQUES:
Petrobras: Entre os paranaenses, a estatal ganhou o maior número de menções em três categorias – Empresa em que o Paranaense Gostaria de Trabalhar, Empresa Preocupada com o Meio Ambiente e Empresa ou Entidade que Investe em Cultura.
Muffato: Uma das disputas mais acirradas do Top of Mind Paraná ganha novo capítulo. Em Supermercado, a rede cascavelense Muffato voltou a ultrapassar a rede Condor, de Curitiba. Agora são seis vitórias para o Muffato contra cinco do Condor.
Volkswagen: Caiu por terra uma liderança de mais de uma década no Top of Mind Paraná. Depois de 11 anos na liderança, a Renault foi desbancada pela Volkswagen. E os maiores responsáveis por colocarem a grife alemã à frente da francesa foram as classes C, D e E.
Banco do Brasil: É do Banco do Brasil que a maioria dos consumidores paranaenses lembra quando pensa em uma marca de Previdência Privada. Mesmo não atuando de forma direta no setor, e sim por meio da Brasilprev, a maior instituição financeira do país lidera a categoria, com 4,9% das citações, cinco décimos à frente da segunda colocada, o Itaú.
Atlético Paranaense: Prestes a retornar à elite do futebol brasileiro, o Atlético Paranaense poderá perder a hegemonia na mente dos paranaenses? Ainda que, nesta edição, o Furacão continue liderando na categoria Time de Futebol, a equipe vê o Coritiba se aproximar muito. Tanto é que a diferença do índice de lembrança caiu para menos da metade.
Tramontina: Categoria criada em 2009, Ferramentas já se mostra um páreo duro entre os paranaenses. Agora a Tramontina voltou a virar sobre a Bosch empatando o duelo em duas vitórias para cada lado.
Azaleia: Esquentou a disputa pelo título de marca mais lembrada na categoria Calçados. No ano passado, a Dakota reinava absoluta, com uma vantagem de mais de seis pontos percentuais sobre a segunda colocada, a Azaleia. Neste ano, a diferença encolheu para apenas 0,7 ponto percentual e a vitória da Dakota foi decidida no detalhe – principalmente devido aos bons resultados obtidos na capital, Curitiba, onde obteve o maior share de lembrança.
Arroz Buriti: Depois de sete anos na liderança da categoria Arroz, a marca Zaeli foi desbancada pela Buriti. Com 15,2% das menções, o arroz Buriti lidera com uma diferença de 2,5 pontos percentuais.
Confira abaixo os vencedores do Top of Mind Paraná e Curitiba 2012:
Na memória dos paranaenses
Veja quais são as grifes que estão na memória do consumidor do Paraná
Água mineral Ouro Fino
Aparelho de telefone celular Nokia
Apresentador de TV do Paraná Ratinho
Ar condicionado Consul
Arroz Buriti
Atleta paranaense Alexandre Pato e Daiane dos Santos
Automóvel Volkswagen
Banco Itaú
Biscoito Todeschini
Café Damasco
Calçados Dakota
Caminhão Mercedes Benz
Carro importado BMW
Cartão de crédito Visa
Cerveja Skol
Chocolate Nestlé
Cimento Votorantim/Votoran
Colchão Castor
Colunista de jornal Carneiro Neto
Comentarista esportivo do Paraná Galvão Bueno
Companhia aérea TAM
Computador Positivo
Concessionária de estradas pedagiadas Viapar
Consórcio União
Cooperativa paranaense Coamo
Eletrodoméstico Electrolux
Emissora de rádio (AM ou FM) Caiobá
Emissora de TV Globo
Empresa de ônibus Garcia
Empresa ou entidade paranaense que investe em cultura Petrobras
Empresa paranaense preocupada com o meio ambiente Petrobras
Empresa paranaense que você gostaria de trabalhar Petrobras
Empresa pública eficiente Copel
Espumante Cidra Cereser
Ferramentas Tramontina
Frango Big Frango
Hotel Bourbon
Jornal do Paraná Gazeta do Povo
Leite Tirol
Lista telefônica Editel
Loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos Casas Bahia
Loja de materiais de construção Balaroti
Loja de roupas Pernambucanas
Máquina agrícola New Holland
Massa Galo
Montadora do Paraná Volkswagen
Motocicleta Honda
Móveis para casa Todeschini
Móveis para cozinha Itatiaia
Operadora de telefonia celular TIM
Operadora de telefonia fixa BrasilTelecom
Pisos e azulejos Eliane
Plano de saúde Unimed
Pneu Pirelli
Portal na internet Google
Postos de combustíveis Ipiranga
Previdência privada Banco do Brasil
Programa de TV produzido no Paraná Tribuna da Massa
Radialista ou locutor do Paraná Ratinho Jr
Rede de farmácias Nissei
Refeição convênio Ticket
Refrigerante Coca-Cola
Seguradora Porto Seguro
Supermercado Muffato
Televisor Philips
Tênis Nike
Time de futebol do Paraná Atlético Paranaense
Tintas Suvinil
Transportadora de cargas Expresso Nordeste
Transporte de encomendas e pacotes Correios
Tubos e conexões Tigre
TV a cabo ou por assinatura SKY
Universidade particular PUC
Universidade pública UFPR
Vinho Campo Largo
As marcas da capital
A edição do Top Curitiba apontas as marcas da cidade
Agência de viagens CVC Turismo
Churrascaria Gaúcha
Cinema Shopping Estação
Colégio particular Bom Jesus
Concessionária de carro importado Euro Import
Concessionária de veículo CCV
Construtora Thá/Irmãos Thá
Curso pré-vestibular Positivo
Escola de idiomas Fisk
Estacionamento Auto Park
Faculdade particular PUC
Farmácia de manipulação Nissei
Fast food Mc Donald´s
Hospital Evangélico
Imobiliária Apolar
Livraria Curitiba
Loja de calçados Andaraki
Loja de roupa feminina Marisa
Loja de roupa masculina C&A
Pizzaria Dina
Ponto turístico Jardim Botânico
Restaurante Madalosso
Shopping center Palladium
Teatro Guaíra