A Uefa anunciou nesta segunda-feira que clubes russos não irão participar de competições europeias na próxima temporada. Em fevereiro deste ano, a entidade já havia comunicado a suspensão de representantes russos em seus torneios, por conta da invasão da Rússia à Ucrânia.

O país não terá times participantes na Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência ou torneios de base, tanto na categoria masculina quanto feminina.

Segundo a Uefa, “o mecanismo que define os classificados às competições será reequilibrado de acordo com os princípios estabelecidos nos regulamentos dos torneios”.

Portugal, the opponent defeated by Russia in the qualifying play-offs, will now participate in Group C.

Additionally, Russian teams will not participate in UEFA club competitions next season.

More info: ⬇️

— UEFA (@UEFA) Liga das Nações. A nação ficará automaticamente em quarto lugar no grupo B e será desclassificada após o final da fase de grupos. O país também não participará da Eurocopa feminina, das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo feminina, em 2023, e do Campeonato Europeu sub-21.

Ao fim, a Uefa informou que classificou como “não elegível” a candidatura da Rússia para sediar a Eurocopa de 2028 ou 2032.

A decisão teve como base o artigo 16.2 do Regulamento de de Candidaturas Finais e Fase Finais da Uefa, que afirma que “cada candidato deve assegurar que não atua de forma a colocar a Uefa, qualquer representante ou o futebol europeu em descrédito”