O Catnip, também conhecido como erva-do-gato, é uma planta da família da hortelã que causa reações curiosas e divertidas em muitos felinos. Ao entrar em contato com o cheiro da erva, os gatos costumam rolar, miar, correr ou simplesmente relaxar profundamente. Isso acontece por conta de uma substância chamada nepetalactona, que age diretamente no cérebro dos gatos, provocando sensações semelhantes à euforia. Apesar do efeito excêntrico, o Catnip é seguro, natural e pode até ajudar no bem-estar e no enriquecimento ambiental dos pets — desde que usado com moderação.

O que é Catnip e como funciona?
O Catnip é uma planta originária da Europa e Ásia, rica em um óleo essencial chamado nepetalactona. Esse composto ativa receptores sensoriais do olfato dos gatos, provocando uma resposta comportamental imediata: rolar no chão, miar, salivar, correr ou até se esfregar no local onde a erva está presente.
De acordo com a médica veterinária Juliana Stephani, o Catnip produz um odor que deixa o gato mais feliz e tranquilo, ativando internamente no organismo as glândulas e a região do cérebro que são responsáveis pelas emoções e reações.
Catnip é seguro para gatos?
Além disso, a veterinária afirma que o uso de Catnip é totalmente seguro para gatos. Entretanto, não é ideal que o tutor ofereça a erva ao gato mais de uma vez por semana, pois pode levar o felino a se acostumar com as sensações e “perder” o efeito.

“A quantidade correta é 1x na semana, podendo ser espalhado nos arranhadores, travesseiros, brinquedos dos gatos. Utilizando mais vezes pode ser que o gato se acostume com o efeito fazendo com que o tutor tenha a percepção de perda de efeito do Catnip”, afirma Juliana.
Entretanto, é mito que gatos se viciam em Catnip. De acordo com a médica, por ter um aroma agradável aos felinos, eles podem buscar mais objetos com a erva do que os que não possuem. Contudo, esse não é um comportamento levado pelo vício, e sim pelo aroma agradável.
Benefícios do Catnip:
- Incentivar o uso de arranhadores
- Reduzir o tédio em ambientes fechados
- Estimular a prática de atividades físicas
- Adaptar o gato a brinquedos ou caminhas novas
Formas de uso:
- Seco, em sachês ou misturado a brinquedos
- Spray, para borrifar em objetos
- Natural, como planta para cultivo em vasos
Catnip é a maconha felina: fato ou mito?
Popularmente, o Catnip é chamado de “maconha para gatos”. Entretanto, a veterinária Juliana Stephani nega que esse seja o caso. Mesmo com esse nome, a erva-do-gato não tem nada em comum com o Canabis, sendo da mesma família da hortelã.

“Popularmente ficou conhecida com esse termo porque o Catnip causa reações de tranquilidade, relaxamento e alegria nos gatos, os quais os humanos relacionaram com os efeitos da maconha”, afirmou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui