mosquito
Os mosquitos se aproveitam do tempo quente e úmido do verão. (Foto: Freepik).

Durante o verão é comum se deparar com os insetos no fim de tarde, nas lâmpadas de casa, e durante a noite atrapalhando o sono. O professor biólogo aposentado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor visitante sênior da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, explica que o comportamento destes animais fica mais ativo durante o verão, por vários fatores.

mosquito
Os mosquitos se aproveitam do tempo quente e úmido do verão. (Foto: Freepik).

“O clima quente e úmido favorece o metabolismo, a reprodução e o comportamento deles. Muitos insetos, como mosquitos e borboletas, têm ciclos de vida acelerados nessa época, aproveitando a abundância de alimento e as condições ideais para o desenvolvimento”, explica o professor.

Leia também:

Dessa forma, é preciso tomar cuidado com algumas espécies, como o Aedes Aegypti, causador de várias doenças e de fácil reprodução durante o verão. Segundo Gonzalez, a estação chuvosa torna muitos ambientes propícios para a reprodução dos insetos.

Como evitar os insetos?

O professor Carlos Eduardo indicou algumas maneiras eficazes para se proteger dos insetos nessa época do ano, sem causar grandes impactos ambientais; confira:

  • Remova recipientes com água parada, como vasos, pneus ou calhas, para evitar a proliferação de mosquitos;
  • Mantenha o lixo em sacos fechados e latas com tampa para evitar atração de moscas e baratas;
  • Vede buracos em paredes, janelas e portas, que podem servir de abrigo para insetos;
  • Instale telas em janelas, portas e ralos para evitar que os insetos entrem;
  • Use vedantes na parte inferior das portas para impedir a entrada de baratas e formigas;
  • Mantenha os ambientes limpos;
  • Guarde alimentos em recipientes fechados e evite deixar restos expostos;
  • Limpe ralos e mantenha a rede de esgoto em bom estado, já que podem ser entrada para baratas e outros insetos;
  • Incentive a presença de predadores naturais, como pássaros ou lagartixas, que ajudam a controlar insetos de forma natural;
  • Use luzes amarelas ou de LED, que atraem menos insetos, especialmente perto de portas e janelas;
  • Utilize armadilhas luminosas, eficazes contra insetos voadores;
  • Plantas como citronela, majeiricão e lavanda podem afastar os insetos;
  • Realize o uso moderado de inseticidas, evitando aplicá-los em locais de uso frequente, como cozinhas.

Entretanto, o professor enfatiza a importância dos insetos para o equilíbrio biológico. Mesmo que seja compreensível eliminar espécies que causam algum prejuízo para o ser humano, matar insetos pode ser um problema dependendo de cada contexto.

“Muitos insetos desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, como a polinização, controle de pragas e na reciclagem de nutrientes. Além disso, são fundamentais nas cadeias alimentares. Muitos insetos são alimentos para aves, répteis e outros animais, influenciando positivamente na manutenção da biodiversidade”, disse Gonzalez.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.