Uma criança de seis anos foi atacada por um pit bull nesta segunda-feira (24), enquanto caminhava com a família por uma trilha, na cidade de La Seca de Alba, Espanha. Ela foi levada para o hospital em estado grave e teve que passar por cirurgia.

De acordo com informações da Agência Ical, a criança estava fazendo uma trilha no município de Cuadros junto com a família, quando foi atacada pelo pit bull, que estaria solto e sem focinheira.
O cachorro então teria aparecido repentinamente e atacado a menina, mordendo a cabeça dela. A vítima foi direcionada com urgência até o Hospital Universitário de León na sequência.
O ataque causou ferimentos graves na cabeça, braços e rosto da menina, que tem riscos de perda auditiva, pois a orelha quase foi arrancada.
A criança foi transferida para o Hospital Caule, onde foi operada. A cirurgia durou cerca de quatro horas e na sequência, a vítima foi levada até a UTI.
Investigação
A Subdelegação do Governo de Léon informou que o incidente já foi denunciado para a Polícia Civil local e está sob investigação para esclarecer as circunstâncias do ataque animal.
O portal espanhol ABC publicou que algumas testemunhas consultadas relataram que o dono do animal apareceu no momento em que o incidente aconteceu e depois teria fugido.
Pit bull é perigoso?
Os cachorros da raça pit bull carregam o estigma de serem violentos, porém muitos defensores alegam que os animais podem ser amorosos dependendo da criação.
Os pit bulls possuem uma restrição em 24 países e a Espanha está inclusa na lista, assim como Reino Unido e Argentina.
Para adotar um cachorro dessa raça na Espanha, é necessário registrar o cachorro por meio de um microchip e possuir uma licença com alguns requisitos, como participar de cursos de formação para os tutores, realizar exames físicos e psicotécnicos, além de só poder andar com o cachorro preso na coleira e com focinheira.
Ter cachorros da raça pit bull sem a autorização na Espnha pode resultar na apreensão do animal ou até mesmo em uma multa de 2400 a 15 mil euros, aproximadamente R$ 15 mil a R$ 92 mil em reais.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui