Curitiba - A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta segunda-feira (15), a construção do novo Hospital Veterinário Municipal. O anúncio foi feito durante cerimônia no Salão Brasil, onde o prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, assinaram um documento autorizando o início do projeto.

Novo hospital veterinário de Curitiba ficará dentro de parque
No mesmo evento, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do Parque África, que abrigará o novo hospital veterinário de Curitiba. O parque ficará no antigo Distrito de Manutenção Urbana, no bairro Pinheirinho, como extensão da Praça Zumbi dos Palmares.
O investimento inicial da Prefeitura para a construção do novo hospital veterinário e do Parque África é de R$ 8,2 milhões. A previsão é que ambos sejam inaugurados no segundo semestre de 2026, com início da operação do hospital em 2027.
Como funcionará a nova unidade
A nova unidade de saúde animal seguirá o mesmo modelo do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, em operação desde janeiro de 2025, no bairro Taboão. As consultas deverão ser agendadas pelo site da Rede de Proteção Animal.
Entre os serviços gratuitos previstos estão consultas, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação. Também haverá atendimentos de especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
O atendimento será priorizado para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais independentes, com cadastro ativo junto à Rede de Proteção Animal. Para a instalação do hospital, a Prefeitura vai reformar uma edificação já existente na área onde será implantado o Parque África.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui