Os bebês de onça tem cerca de 40 dias, pesam menos de 1,5 kg e medem aproximadamente 45 centímetros
Cortadores de cana-de-açúcar encontraram nesta quarta-feira (1°) dois filhotinhos de onça parda com cerca de 40 dias de vida. Eles foram resgatados pelos trabalhadores em um canavial na região de Rondon, no noroeste do Estado, e levados para a Polícia Militar Ambiental (PMA). Os animais estão bastante feridos e têm queimaduras de segundo grau.
Um veterinário prestou atendimento aos filhotes, que foram levados para um Zoológico na cidade de Dois Vizinhos, no sudoeste.
Os bebês de onça pesam menos de 1,5 kg e medem aproximadamente 45 centímetros, segundo atestou o veterinário Rafael Henrique Domingues. “O macho, estava mais queimado, o fogo atingiu a cabeça dele e ele corre risco de perder a visão. O outro filhote, uma fêmea, está bem”, disse o profissional.
A onça parda, também conhecida como suçuarana e puma, é um mamífero do grupo dos grandes felinos e está presente em diversas regiões do Paraná. A espécie tem sido vista com frequência em áreas urbanas do Estado. O Sargento Marcelo Donizete Fanti, da PMA, diz que o desmatamento é a principal explicação para essa “migração” das onças para fora das reservas ecológicas. “Agora é frequente recebermos ligações com relatos de animais em plantações e canaviais”, disse o sargento.
A pouco menos de um mês, uma onça parda de 50 kg foi encontrada dentro do quintal da casa de um morador de Maringá, na região noroeste do Estado. A PMA foi acionada e precisou de quatro horas e cinco dardos tranquilizantes para capturar o felino. O animal foi levado a um consultório veterinário da cidade e em seguida foi devolvido ao seu habitat natural.
Veja a reportagem exibida no Paraná no Ar: