Esta edição do evento contou com a presença de animais com deficiência para adoção
Centenas de pessoas foram até o Parque Barigui na manhã deste sábado (9) para conferir a Feira Amigo Bicho, promovida pela Prefeitura de Curitiba. O evento ofereceu 110 animais para adoção e serviços gratuitos de instalação de microchips em animais domésticos.
Um dos diferenciais desta edição do evento foi a presença de animais com deficiência para adoção. Também foi promovida a Campanha Animal, uma ação voluntária de doação de ração para cães e gatos realizada pelos atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
“Nossa expectativa é arrecadar uma tonelada de ração para os animais, o que será repassado a organizações não governamentais e protetoras independentes”, disse o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi. Cerca de mil atletas estão engajados na ação.
Adoção
A auxiliar administrativa Silvia Adriana Moriconi acordou cedo e foi até o Parque Barigui com a intenção de adotar um cachorro. Ela saiu de lá com a Cacau, uma vira-latas de 1,5 ano, devidamente castrada e com microchip de identificação. “Acho importante adotarmos e não comprarmos um animal doméstico, pois há muitos abandonados pela cidade”, disse Silvia.
A antiga dona da Cacau, a auxiliar de escritório Anita França, contou que tem seis cães em casa. “Eu recolhi a Cacau abandonada nas ruas, levei pra casa, tratei e agora trouxe aqui para que seja adotada por alguém responsável e que saiba cuidar bem dela”, disse. “Fiquei feliz que a Silvia tenha se interessado por adotá-la”, comentou Anita.
Amigo Bicho
Pela primeira vez, a tradicional feira Amigo Bicho contou com animais com deficiência para adoção. São cães cegos, surdos e com dificuldade motora. “Ainda há muito preconceito em relação a estes animais, que exigem mais cuidados, mas a intenção é que eles possam ser adotados de maneira responsável, assim como os demais”, disse Colnaghi.
O Amigo Bicho conta com a participação de diversas protetoras independentes e ONGs. As pessoas interessadas em adotar devem apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço e assinar um termo de doação. Os novos tutores recebem orientações quanto aos cuidados com os animais.