Um filhote de onça parda fêmea foi resgatado por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Umuarama, no Noroeste do Estado, por volta das 17h nesta última segunda-feira (21). Encaminhada para um centro de triagem de animais silvestres, a oncinha deve receber o tratamento necessário para que possa, futuramente, ser devolvida à natureza.

Segundo o tenente Alcimar Crecêncio, da Polícia Ambiental, os funcionários de uma usina teriam solicitado aos policiais militares o resgate de um animal silvestre, que teria sido encontrado no meio de uma plantação de cana-de-açúcar. Após receberam a informação, uma equipe policial militar foi até o local para verificar a situação.

Quando chegaram à plantação, os policiais notaram que se tratava de um filhote de suçuarana, conhecido também como onça parda e, de acordo com o tenente, é um animal típico da região, que se adaptou a lugares alterados pelo homem como pastagens e áreas de cultivo agrícola. Quando adulta, uma suçuarana pode chegar a pesar 70kg.

“É interessante observarmos que mesmo com o homem avançando sobre a natureza esses animais, que estão no topo da cadeia alimentar e, que, teoricamente seriam os mais prejudicados, estão conseguindo se reproduzir e têm sido vistos frequentemente aqui na região, que possui vários corredores de biodiversidade que facilitam a reprodução”, comenta o tenente.

“A Polícia Militar Ambiental alerta que, se alguém encontrar qualquer animal silvestre, deverá entrar imediatamente em contato com os órgãos competentes como a Polícia Ambiental ou IAP para as providências”, completa o tenente Alcimar Crecêncio.

Um filhote de tamandua-mirim também foi encontrado nesta terça-feira. Confira abaixo na reportagem do RIC Notícias.